• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem sexta, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem sexta, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu e outras duas transbordaram na manhã de ontem, sexta-feira (25) em Brumadinho, cidade da Grande Belo Horizonte. Os rejeitos atingiram uma área administrativa da empresa, onde havia funcionários, além da comunidade Vila Ferteco. Em nota, a Vale não descarta que pode haver vítimas, mas ainda não há informações sobre mortos, entretanto, segundo os Bombeiros, havia cerca  300 desaparecidos até o final da tarde de ontem.

Uma quarta barragem, que não tem rejeitos, mas água, é monitorada. Até ontem 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram liberados no córrego da região. "Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretário Nacional de Defesa Civil para a Região", escreveu o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também se deslocou para o local.

Segundo moradores da região, a área atingida tem em torno de 1.000 moradores. Só uma dessas barragens, que fica no Córrego do Feijão, tinha volume de 12,7 milhão de m³ de rejeito de mineração. A título de comparação, o volume da barragem de Fundão, cujo rompimento provocou a tragédia de Mariana, era de 50 milhões de m³.

Assim que a notícia tomou conta das redes sociais, internautas foram até o perfil da mineradora Vale atacá-la por mais essa tragédia. "E aí, queridos, a intenção é destruir Minas Gerais por completo mesmo??", escreveu o usuário Pedro Lins no Facebook. "Brumadinho" virou o principal treding topic (assunto mais comentado) do Twitter ao longo do dia.

A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de ontem, na Mina Córrego do Feijão;  uma barragem rompeu e fez outra transbordar. Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. 

O presidente Jair Bolsonaro embarca neste sábado para Belo Horizonte. O embarque será às 8h, segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, com a presença dos ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Ao chegar a BH, equipes do governo do Estado se juntam à delegação e voam todos até Brumadinho para observar a área atingida. Há uma possibilidade de entrevista coletiva de Bolsonaro no aeroporto de Belo Horizonte antes de decolar para Brasília. Bolsonaro retorna a Brasília no próprio sábado. O presidente da Vale Fábio Schvartsman informou que a empresa está monitorando as outras barragens para detectar eventual risco de novo rompimento. (G1 com Estadão Conteúdo)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Noticias-do-Brasil

Data: 26/01/2019

Visitas: 126

Palavras-chave: Uma barragem da mineradora Vale se rompeu ontem sexta, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH

Fonte: G1 com Estadão Conteúdo

Big Systems
4519659 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 24 do mês 05 de 2019