• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU SER VELHO

DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU SER VELHO

Pessoa Idosa é aquela que tem muita idade, enquanto Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.

A idade causa em nosso corpo a degenerescência das células; a velhice causa a degenerescência do espirito. Por isso se costuma falar em Geriatra que nem todo idoso é Velho, e há velho que ainda nem chegou a ser idoso, nem chegou a Terceira Idade.

O Idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma vida longa e produtiva, de ter conseguido experiência. O Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos em vez de transmitir conhecimento e experiência para os mais jovens, só transmite pessimismo e desilusão, o Velho que tem apego ao passado.

O Idoso se renova e se reinventa a cada dia, e o Velho se acaba a cada dia, o Idoso é uma pessoa que tem planos, o Velho só tem saudades. O Idoso está sempre se modernizando, dialoga com os jovens, procurar entender os novos tempos, o Velho sempre se fecha e recusa tudo que é moderno.

O Idoso é cheio de esperanças e projetos, seu tempo passa rápido, mas ele nunca chega a velhice. O Velho cochila e tem uma vida vazia e sem sentido.

Idoso e Velho podem ter até mesmo a mesma idade cronológica, mas são totalmente diferentes no coração e na maneira de encarar a vida, o Idoso agrega pessoas, o Velho se isola e afasta a todos.

Pretendo ficar muito Idosa, mas jamais serei uma Velha se Deus me permitir.

Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Médica Especializada em Gerontologia Social e Saúde do Idoso pela UFMA

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 26/01/2019

Visitas: 80

Palavras-chave: DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU SER VELHO

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4440371 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 26 do mês 04 de 2019