• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Principais doenças mentais nas etapas da vida

Principais doenças mentais nas etapas da vida

Tratar de assuntos psiquiátricos e da saúde mental, na contemporaneidade, é uma questão absolutamente relevante e de interesse geral. Nunca se adoeceu tanto, mental e emocionalmente, quanto hoje. Pode-se afirmar, sem medo de errar, que vivemos em uma sociedade enferma, condições essas reveladas por perdas profundas, constrangimentos e sentimentos de desrealizações, sucessivas e permanentes, são, entre outros, fatores que impedem as pessoas de estarem bem consigo mesmas, com os outros e com o mundo, de forma plena, saudável e sustentável, para atenderem as demandas pessoais, sociais e emocionais, básicas da vida.

As mudanças sociais, as profundas transformações socioculturais, os transtornos éticas e psicológicas, a violência social, o volume e a banalidade dos crimes, a desagregação familiar, os problemas econômicos (desemprego e subemprego), a baixa renda, são, certamente, uns, entre muitos fatores, os mais importantes que nos predispõem a desenvolvermos graves problemas, psíquicos, emocionais e psiquiátricos, nos dias atuais.

As doenças mentais, como outas doenças humanas, tem em sua história natural, tem uma origem, evoluem e têm um curso clínico, de conformidade o tipo, têm um prognóstico e um tratamento. E, todas essas doenças, exigem cuidados especiais e específico para o seu manejo.

As doenças mentais, como outras doenças humanas, estabelecem profundas interfases com o ambiente: físico, social, cultural e histórico, de tal forma, que tais condições influenciam a maneira como as doenças se expressam. Portanto, todas doenças mentais, semelhantemente, as outras doenças humanas, influenciam e são influenciadas pelas condições gerais de vida das pessoas, do mundo e de sua relação com os outros.

Os principais transtornos psiquiátricos mais frequentes

em diferentes etapas da visa, são:

1 -  Na infância:

As deficiências intelectuais, os transtornos do espectro autista, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade e os transtornos específicos do aprendizado sãos os transtornos mais comuns nessa quadra infantil.

Sabe-se, que é na infância que emergem os primeiros sintomas dos diferentes tipos de doenças mentais que aflorarão em idades posteriores, de tal forma, que quanto mais precocemente identificarmos essas ocorrências, mais rapidamente evitaríamos que isso ocorresse.

Deficiência intelectual: se característica por um desempenho mental inferior à média. Apresentam limitações em pelo menos duas áreas de habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho. Geralmente, os pacientes com esses retardos se comportam como se tivessem menos idade do que de fato têm.

O Transtornos do espectro autista (TEA): tem como característica principal os prejuízos sociais e de interação com os outros e com o mundo exterior. Geralmente, os sinais aparecem já nos primeiros meses de vida. Bebês que não mantêm contato visual, que parecem não “ouvir” e não demonstram reações a brincadeiras, por exemplo, provavelmente são acometidos pelo transtorno. Comportamentos repetitivos também são comuns ao quadro. Há vários subgrupos de TEA, com sintomas e características específicos.

Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): tem como sintomas principais a desatenção, a inquietude e a impulsividade. Não ficam quietas, não conseguem reter informações e, geralmente, são estabanadas. É de origem neurobiológica e tem causas genéticas. É o transtorno mental que mais acomete as crianças (cerca de 3% a 5% dos pequenos penam com ele).

Transtornos Específicos do Aprendizado: atrapalham a retenção de novos conhecimentos. Podem se apresentar em forma de dificuldade para aprender a escrever, a ler ou a fazer contas matemáticas, por exemplo. Um sinal bastante sugestivo são crianças que apresentam resultados extremamente inferiores ao esperado pela faixa etária e pelo grau de escolaridade. A origem do transtorno é no sistema nervoso central.

3 - Na adolescência e na vida adulta:

Depressão: Tristeza profunda, angústia, ansiedade, desânimo, falta de energia. Humor depressivo, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, esquecimento e a tendência ao isolamento são sintomas característicos ao transtorno.

Transtorno bipolar:  humor oscilante entre episódios de humor exaltado (chamado euforia) e os períodos depressivos. Fatores externos, meio ambiente, hormônios, hereditariedade e peculiaridades biológicas” estejam entre as principais causas da doença.

Transtorno de ansiedade generalizada: O distúrbio é caracterizado como uma “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difícil controle. ” Fadiga, irritabilidade, inquietação, tensão muscular, dificuldade de concentração, perturbação do sono e fadiga.

4 -  Na terceira idade:

Demências: os déficits cognitivos incluem-se “alterações de memória, de julgamento, de linguagem, de habilidades visuais e espaciais, de raciocínio, de concentração, de aprendizado, além de desorientação em relação ao tempo e ao espaço, e dificuldade de realização de tarefas complexas. O risco de demência aumenta de 1% a 2%, aos 65 anos, para cerca de 30%, aos 85 anos. Outras doenças, como a esquizofrenia, os diferentes tipos de transtornos de personalidade, predominantemente, surgem mais frequentemente, na adolescência e no início da vida adulta.

Evidentemente, que ao destacarmos esses transtornos, em cada uma dessas etapas etárias, não estaria deixando de flexibilizar que muitas ouras afecções psiquiátricas também podem surgir nesses diferentes momentos, o que fiz, foi simplesmente, destacar as principais em cada uma desses períodos.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 02/02/2019

Visitas: 63

Palavras-chave: Principais doenças mentais nas etapas da vida

Fonte: Por Ruy Palhano

Big Systems
4243556 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 02 de 2019