• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - BOLSAS COLETORAS NA TERCEIRA IDADE

BOLSAS COLETORAS NA TERCEIRA IDADE

Na Terceira Idade podem ocorrer o surgimento de algumas alterações funcionais ou estruturais que podem representar para os idosos uma ameaça ao seu bem-estar e a sua autoestima, refletindo diariamente no seu convívio consigo e com a sociedade.

Ocorrem na velhice, alterações fisiológicas que somam-se a algumas doenças acarretando o surgimento  de processos cirúrgicos, como por exemplo, as cirurgias intestinais ou urinárias, que dão inicio a um processo de vida diferente pelo uso de bolsa coletora de fezes ou urina.

A maioria dos idosos, após a realização da Ostomia, vivencia os estágios emocionais de negação, ira, barganha, depressão e aceitação. E também o pessimismo, devido aos sentimentos de baixo  autoestima  e desânimo diante das dificuldades.

Os pacientes idosos geralmente necessitam de auxilio para manusear o equipamento e de estímulo para realizar a limpeza da pele periostomal, devido ao grau de diminuição da visão, dificuldade auditiva e a dificuldade de coordenação motora.

Após a estomização os idosos, podem não se aceitarem como ostomizados, pois acham que não poderão participar de atividades sociais, e se sentem inválidos e dependentes de outros.

Por isso, o idoso ostomizado necessita de serviços de saúde especializados, que forneçam informação, suporte técnico e emocional adequado.

Uma estratégia de reabilitação para o idoso ostomizado, é fazê-lo perceber que não está sozinho, e estimular a mudança de atividade e reinserção dele no meio familiar e social.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 09/02/2019

Visitas: 28

Palavras-chave: BOLSAS COLETORAS NA TERCEIRA IDADE

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4440352 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 26 do mês 04 de 2019