• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - INSTABILIDADE E QUEDAS EM IDOSOS

INSTABILIDADE E QUEDAS EM IDOSOS

As quedas são eventos em que há deslocamento involuntário a em nível mais baixo do que anteriormente ocupado (frequentemente o solo), com ou sem perda de consciência ou aquisição de lesões. São ameaçadoras da independência e uma anormalidade no envelhecimento saudável. É comum observar-se quedas relacionadas à instabilidade, por hipotrofia, fraqueza e redução da resistência muscular, além de distúrbios no equilíbrio e na marcha. A recuperação de um idoso após uma queda costuma ser mais lenta, o que leva a descondicionamento e marcha anormal. E um evento marcador de fragilidade, institucionalização, declínio de saúde e morte.

A evidência de quedas aumenta com a idade e com o número de comorbidades. No Brasil, 30% a 40% da comunidade caem a cada ano a metade desta população cai múltiplas vezes. Em pacientes acima de 85 anos, a ocorrência pode chegar a 51%. Entre idosos saudáveis, a incidência é muito menor, cerca de 15%. Mais de dois terços dos que tem uma queda cairão novamente em 6 meses

As quedas são consequência de diferentes causas e fatores de risco que, em conjunto comprometem a capacidade compensatória de equilíbrio corporal. Raramente encontra-se causa única e isolada para o evento. Por outro lado, podem-se detectar fatores agudos que atuam como desencadeadores: anemia, infecções, desidratação, hipoglicemia, arritmias, hipotensão ortostática ou efeitos colaterais de um medicamento.

O prognóstico do idoso que cai está ligado a diversos fatores, entre eles a idade, seu grau de fragilidade, o número e a gravidade de suas comorbidades. Destaque especial é dado a osteoporose, pelo aumento de ocorrência de fratura após uma queda.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 06/04/2019

Visitas: 101

Palavras-chave: INSTABILIDADE E QUEDAS EM IDOSOS

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4628903 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 24 do mês 06 de 2019