• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Realizado Roda de Conversa  sobre Cultura Indígena na Escola Justina Batalha (Anexo) em Pindaré Mirim

Realizado Roda de Conversa sobre Cultura Indígena na Escola Justina Batalha (Anexo) em Pindaré Mirim

Aconteceu no último dia 10/04 uma Roda de Conversa sobre Cultura Indígena na Escola  Municipal Justina Batalha (Anexo) em Pindaré Mirim. O evento contou com a presença dos  indígenas da Aldeia  Tabocal da  Terra Indígena de Pindaré, que debateram sobre a temática, bem como convidados da Secretaria Municipal de Educação de Pindaré Mirim, professores da escola e alunos.

A professora Raimunda Moreno Ferreira, diretora da Escola Justina Batalha deu as boas-vindas e falou da importância de se realizar eventos contextualizados na escola. "Agradecemos as presenças dos indígenas, da Secretaria Municipal de Educação de Pindaré, dos professores e alunos. Realizar eventos que contextualizam o conhecimento é muito importante e este mês que se debate a temática indígena, estamos proporcionando o conhecimento na prática com uma Roda de Conversa com a presença dos indígenas da terra indígena de Pindaré", disse  ela.

A professora Maria da Conceição Soares Pinheiro, coordenadora do Ensino Fundamental do 6º ao 9 º ano, da Secretaria Municipal de Educação de Pindaré Mirim, enfatizou a importância dos povos indígenas.  “Precisamos dar o verdadeiro valor aos povos indígenas, pois quando o Brasil foi "descoberto", aqui já se encontravam. Agradecemos a presença de todos e nos colocamos à disposição para colaborar no processo de ensino-aprendizagem da nossa rede de ensino", enfatizou.

O professor David Morais observou a necessidade de se debater no ambiente escolar as mais diferentes temáticas, e promover uma educação inclusiva. "Os mais diferentes olhares no ambiente escolar são imprescindíveis. Uma vez que, estamos dando voz e debatendo na prática, além de estarmos promovendo uma educação inclusiva. Apoiamos e defendemos o povo indígena”. O cacique da Aldeia Tabocal, João da Silva Guajajara, disse: "O povo  indígena agradece o convite e vem aqui para dizer que tem a sua cultura e é resistente por natureza". As lideranças indígenas; Arismar Brito  Guajajara e Benedita Meireles Guajajara, falaram da cultura indígena e da luta por direitos. "O nosso povo tem a sua História e a sua Cultura. Lutamos por nossos direitos. A nossa luta não é de hoje e damos as mãos em todas as situações. Que o debate sobre Cultura indígena não seja apenas em abril e sim durante todo o ano. Indígena é como qualquer pessoa, mas com a sua cultura. Continuaremos lutando por direitos já conquistados e por mais conquistas para o nosso povo.  Damos sempre as mãos e não soltamos", disse ele. 

A Roda de Conversa contou, também, com a presença das anciãs indígenas, Maria de Nazaré Guajajara e Maria Luiza Guajajara, bem como de coordenadores da Secretária de Municipal de Educação de Pindaré Mirim, os professores Edilson Coelho, Telmiracy Pereira e Mary Lane.  Os alunos fizeram várias perguntas que foram  prontamente respondidas pelos indígenas. Além de ter sido bem visitada a mostra  de artesanato indígena e bem participativa a apresentação de canto e dança indígena.

( Por David Morais)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 13/04/2019

Visitas: 55

Palavras-chave: Realizado Roda de Conversa sobre Cultura Indígena na Escola Justina Batalha (Anexo) em Pindaré Mirim

Fonte: Por David Morais

Big Systems
4414029 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 22 do mês 04 de 2019