• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - COLESTEROL E TRIGLICÉRIDEOS NA TERCEIRA IDADE

COLESTEROL E TRIGLICÉRIDEOS NA TERCEIRA IDADE

Há uma elevação na taxa de colesterol total de cerca de 1mg/dl a cada ano com o aumento da idade. No homem esse aumento ocorre após a terceira década de vida e o colesterol atinge seu valor máximo em torno de 50-60 anos. Nas mulheres, o aumento ocorre principalmente após a menopausa e pode ultrapassar os valores dos homens.

Quanto às frações do colesterol, o HDL-colesterol se mantém estável ou aumenta com a idade. Esse aumento é bastante variável, principalmente depois de 80 anos. Já o LDL-colesterol aumenta cerca de 1,4 mg/dl ao ano dos 20 aos 70 anos de idade. Também os triglicerídeos estão aumentados entre 60 e 90 anos, mas diminuem após os 90 anos provavelmente devido à dedução da sua absorção.

Taxas de colesterol total aumentado e HDL baixo estão associados a maior risco de doença arterial coronariana em qualquer idade. Como o colesterol tem seus valores reduzidos em reações de fase aguda, valores baixos podem estar associados a doenças sistêmicas e à maior mortalidade na população idosa.

 

Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Médica Especializada em Gerontologia

Social e Saúde do Idoso pela UFMA

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 18/05/2019

Visitas: 90

Palavras-chave: COLESTEROL E TRIGLICÉRIDEOS NA TERCEIRA IDADE

Fonte: Por: Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4602321 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 17 do mês 06 de 2019