• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - A NUTRIÇÃO INFLUENCIA O ENVELHECIMENTO

A NUTRIÇÃO INFLUENCIA O ENVELHECIMENTO

A alimentação é fator de risco de doença cardiovascular (DVC) sendo que a maior parte dos fatores protetores são influenciadas por componentes da alimentação. Verifica-se que o risco de patologia arteriosclerótica decresce cerca de 30% entre idosos que correspondem de cinco a dez porções de fruta e hortícolas por dia em comparação com as que só ingerem duas a cinco porções por dia. Uma ingestão adequada de vitamina C ajuda a prevenir as cataratas da senilidade. Também aproximadamente 20% das alterações da massa óssea podem ser explicadas por fatores nutricionais.

As necessidades nutricionais em vitamina D3 podem ser principalmente supridas pela ingestão de alimentos, especialmente no caso de idosos que se resguardam de exposição solar. O envelhecimento, por si só, acarreta uma diminuição da produção cutânea desta vitamina e, a ausência de exposição ao sol limita ainda mais o seu aprovisionamento. Para além desta vitamina e do cálcio, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina K, vitamina A, flúor, fósforo e zinco são fundamentais para a manutenção da saúde óssea à medida que o envelhecimento progride.

A investigação é unânime em considerar a relação positiva entre uma alimentação abundante em hortícolas, ricos em antioxidantes e a promoção das capacidades cognitivas e de memória em idosos. Mas além dos nutrimentos e outros constituintes influenciam a manifestação das funções cognitivas na terceira idade. É o caso da consistência dos alimentos e da mastigação, estimulante da atividade do hipocampo, região do cérebro importante para a manutenção das funções de memória e aprendizagem. A alimentação deverá propiciar a mastigação de alimentos sólidos, pois o predomínio de alimentos de consistência macia/mole, suspende a atividade do hipocampo.

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 25/05/2019

Visitas: 84

Palavras-chave: A NUTRIÇÃO INFLUENCIA O ENVELHECIMENTO

Fonte: Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4602219 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 17 do mês 06 de 2019