• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - PSA - (Antígeno Específico Prostático)

PSA - (Antígeno Específico Prostático)

Além da avaliação sintomática da HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) também é muito importante a realização de exames clínicos e laboratoriais para estimar  e observar o volume prostático.

Entre os exames clínicos, utiliza-se o Exame Digital da Próstata e a Ultra-sonografia Transabdominal da Próstata.

O Exame Digital da Próstata consiste no toque retal, que fornece informações muito úteis sobre o volume, consistência e os limites anatômicos da próstata.

A Ultra-sonografia transabdominal da próstata permite avaliar o volume de urina residual pós-miccional e volume prostático, mas como as imagens ultrasonográficas não permitem um estudo detalhado da textura glandular, o ideal seria a ultra-sonografia transretal.

O antígeno específico prostático é uma glicoproteína produzida e secretada pelas células prostáticas, e tem como função fisiológica a liquefação do coágulo seminal formado após a ejaculação.

Os estudos mostram que cada grama de tecido hiperplásico benigno é capaz de aumentar em até 0,31ng/ml os níveis sérios da PSA, enquanto cada grama de tecido maligno aumenta seus níveis em até 3,5ng/ml. Por isso a dosagem de PSA é importante não só para o diagnóstico e acompanhamento da HPB, mas também para a detecção e presença do câncer prostático.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 01/06/2019

Visitas: 76

Palavras-chave: PSA - (Antígeno Específico Prostático)

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro

Big Systems
4602257 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 17 do mês 06 de 2019