• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Queda de cabelos

Queda de cabelos

A queda de cabelos, também chamada de Eflúvio Telógeno, é uma das queixas mais frequentes no consultório do médico dermatologista.

É importante saber que cada fio de cabelo possui um ciclo de vida, onde ele “nasce”, se desenvolve e posteriormente “cai”; este ciclo é fisiológico, ou seja, cair cabelos todos os dias é normal, considerando uma quantidade de até 100 fios por dia.

Como fazemos para saber quantos fios estão caindo por dia? Geralmente, é quando começamos a observar vários fios no chão, no travesseiro, na escova ao penteá-los.

Ao perceber que a queda está aumentada, você deve procurar o especialista imediatamente, pois há vários fatores que precisam ser investigados, tais como: anemia, deficiência de nutrientes (zinco, selênio, ferro, vitamina D, etc), doenças da tireoide, Diabetes Mellitus, sífilis, Lúpus eritematoso.

Existem,também,  doenças localizadas primariamente no couro cabeludo que fazem com que os cabelos caiam, como : psoríase, dermatite seborreica, líquen plano pilar.

Além disso, doenças agudas como infecções virais e/ou bacterianas, cirurgias recentes ( muito frequente no pós parto), história de febre alta, estresse emocional, química para alisamento dos fios, dietas restritivas são outros fatores que também podem contribuir com o processo de queda.

A queda de cabelo gera um estresse psicológico muito grande, principalmente para nós, mulheres, e, portanto, deve ser investigada e tratada prontamente.

O tratamento deve ser voltado principalmente para a causa da queda, quando esta for identificada. De forma complementar, lançamos mão da prescrição de polivitamínicos, loções que estimulam o crescimento dos fios, intradermoterapia capilar (tratamento que consiste em microinjeções de medicamentos diretamente no couro cabeludo), microagulhamento, entre outros.

Devemos sempre orientar os pacientes sobre a importância de ter uma dieta balanceada, de lavar os cabelos em dias alternados, de evitar produtos que possam deixar resíduo no couro cabeludo (leave-in, óleos, creme de pentear, etc)  e evitar automedicações.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 08/06/2019

Visitas: 85

Palavras-chave: Queda de cabelos

Fonte: Por Dra. Danielly Kuz

Big Systems
4875067 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 25 do mês 08 de 2019