• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - CIRURGIA DE ALTA COMPLEXIDADE FOI REALIZADA NO MACRORREGIONAL EM SANTA INÊS

CIRURGIA DE ALTA COMPLEXIDADE FOI REALIZADA NO MACRORREGIONAL EM SANTA INÊS

Procedimento ajudou pescadora da cidade de Bom Jardim que sofria de hérnia de disco lombar associada a grave problema de vértebra; unidade é gerenciada pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A pescadora Maria Zuleide de Sousa Silva, 55 anos, do município de Bom Jardim, deu entrada no Hospital Macrorregional Tomáz Martins, em Santa Inês, com fortes dores nas costas. Após exames, veio o diagnóstico: hérnia de disco lombar associada a uma listese – quando uma vértebra sofre um escorregamento sobre a vértebra anterior. Em 23 de maio, a paciente deu entrada no centro cirúrgico da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

O casal de neurocirurgiões Joelton Fernandes Fonseca e Maria Luana Viégas Fonseca – responsáveis pelo procedimento cirúrgico – em quatro horas de cirurgia trouxeram o alívio para o sofrimento da pescadora.

“Esse tipo de hérnia provoca a instabilidade da coluna e muitas dores na lombar com irradiação para os membros inferiores. No procedimento cirúrgico foi feito a microdissectomia (retirada da hérnia) e uma descompressão do canal medular associado a uma fixação (artrodese lombar), que é a correção dessa instabilidade”, explicou o neurocirurgião.

Esta é a segunda cirurgia de coluna, considerada de alta complexidade, realizada no hospital. A primeira – uma artrodese da coluna torácica – foi em novembro do ano passado, e salvou a vida de um jovem com fragmentos de bala alojados na coluna vertebral.

O Hospital Macrorregional Tomáz Martins é referência para a região do Vale do Pindaré e conta com 104 leitos, 10 de UTI e 2 de isolamentos, além de equipe multiprofissional com 39 médicos em diferentes especialidades – nefrologia, cirurgia geral, pediatria, cardiologia, clínica médica, entre outras – para atender cirurgias complexas. “São poucos os hospitais que têm disponíveis neurocirurgiões e ortopedistas especializados em coluna. Aqui temos todo suporte para realização da cirurgia e internação”, destacou Thayse Lima, diretora-administrativa da unidade.

No dia seguinte à cirurgia, a pescadora já conseguia andar pelo hospital sem nenhum sintoma. “Fui muito bem recebida e agradeço aos médicos e técnicos. Sofria demais com essas dores e agora me sinto muito bem”, disse Maria Zuleide.

Todo acompanhamento com fisioterapia e reabilitação é realizado no próprio hospital. “É uma grande satisfação contar com o serviço de neurocirurgia em nossa localidade. Graças ao Governo do Estado e ao Instituto Acqua, resolvemos casos como este”, comentou a supervisora do centro cirúrgico da unidade, Cleia Fernanda.

(Fonte / Instituto Acqua)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 12/06/2019

Visitas: 168

Palavras-chave: CIRURGIA DE ALTA COMPLEXIDADE FOI REALIZADA NO MACRORREGIONAL EM SANTA INÊS

Fonte: Fonte / Instituto Acqua

Big Systems
4602356 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 17 do mês 06 de 2019