• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - MARANHÃO NA PAUTA INTERNACIONAL DA SOJA SUSTENTÁVEL PARTICIPA DE PAINEL NA HOLANDA

MARANHÃO NA PAUTA INTERNACIONAL DA SOJA SUSTENTÁVEL PARTICIPA DE PAINEL NA HOLANDA

O Governo do Maranhão marcou presença na RT14 – Conferência anual da Associação Internacional de Soja Responsável, realizada em Utrecht, Holanda, nesta semana. Com o objetivo de promover o diálogo necessário para incentivar uma oferta verdadeiramente sustentável de alimentos em todo o planeta, neste ano o evento debateu o tema “Demanda por soja Responsável: políticas e finanças – Construindo uma liderança global”.

O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, representando o governador Flávio Dino, participou de painel sobre Políticas Públicas ao lado de Bettina Hedden, da Agência Federal de Conservação da Natureza (Alemanha); Fernando Sampaio, diretor executivo do Instituto PCI (Mato Grosso) e Vincent Van den Berk, do Ministério da Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar dos Países Baixos. O painel foi mediado pelo pesquisador Toby Gardner, do Instituto Ambiental de Estocolmo, na Suécia. “Tivemos a oportunidade de apresentar o que vem sendo feito no Maranhão e conhecer projetos desenvolvidos em outras partes do mundo com o objetivo de fortalecer e ampliar o volume de produção da soja sustentável em nossa área de influência, garantindo segurança alimentar para o mercado que precisa dessa produção”, afirma Ted Lago.

No primeiro quadrimestre deste ano foram exportadas pelo Porto do Itaqui quase 2,3 milhões de toneladas de soja, 17% a mais que no mesmo período do ano passado. Em 2018, a produção de soja certificada no Brasil chegou às 3,9 milhões de toneladas e desse total 29,4% foram cultivadas em 37 propriedades maranhenses.

A RT14 é o maior fórum internacional para discussão sobre a soja responsável e a participação do Maranhão, destaca Ted Lago, consolida um trabalho que vem sendo realizado para tornar a cadeia produtiva da soja cada vez mais sustentável. Um trabalho que envolve produtores, governos e a gestão do Porto do Itaqui, por onde é escoada a soja produzida no Maranhão – onde está localizado – e também de diversos outros estados, como Tocantins, Mato Grosso, Piauí e Pará, entre outros.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Noticias-do-Mundo

Data: 15/06/2019

Visitas: 55

Palavras-chave: MARANHÃO NA PAUTA INTERNACIONAL DA SOJA SUSTENTÁVEL PARTICIPA DE PAINEL NA HOLANDA

Fonte:

Big Systems
5115113 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 10 de 2019