• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - DESEJO SEXUAL HIPOATIVO FEMININO NA TERCEIRA IDADE

DESEJO SEXUAL HIPOATIVO FEMININO NA TERCEIRA IDADE

As disfunções sexuais femininas tendem a evoluir com agravamento e cronificação, prejudicando outros aspectos da vida da mulher, tais como relacionamento familiar e social, trabalho , autoimagem e autoestima, e podem originar quadros depressivos e/ou ansiosos, conduzindo a um ciclo vicioso.

Existem vários fatores que agravam a inibição do desejo sexual: parceiro disfuncional, disfunção primária (ao longo da vida) e de longa evolução, relações conflituosas e má qualidade de vida, além de comorbidades.

https://i.imgur.com/46u0dgj.jpg

Menor desejo sexual e capacidade de excitação ocorrem comumente na transição menopáusica. Em função disso, as preliminares precisam ser mais longas e mais trabalhadas para não ocasionar dor (dispaurenia). Tal quadro na perimenopausa é devido à queda de produção de estrógenos e consequente atrofia da mucosa vaginal, bem como a menor produção de testosterona pelos ovários e suprarrenais da mulher. Mulheres climatéricas e menopausadas, quando comparadas as mais jovens, apresentam reação erétil clitoridiana mais lenta, menor lubrificação e expansão da vagina, menor tensão muscular e menor regurgitamento das mamas ao estímulo sexual, além de alterações na estimulação sensorial e no fluxo sanguineo genital. Mas se tem observado que as condições fisiológicas estão mais preservadas em mulheres com vida sexual ativa, quando comparadas àquelas sem atividade sexual.

O desinteresse sexual da mulher pode ser agravado, especialmente a partir da quinta década da vida por: insatisfação decorrente da dor à relação, disfunção sexual do parceiro e efeitos de medicamentos que exibem o desejo sexual.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 15/06/2019

Visitas: 62

Palavras-chave: DESEJO SEXUAL HIPOATIVO FEMININO NA TERCEIRA IDADE

Fonte: Por Dra Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4705996 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 15 do mês 07 de 2019