• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - PERIGO NO AEROPORTO REGIONAL DE SANTA INÊS COLOCA EM RISCO TAMBÉM VIDAS

PERIGO NO AEROPORTO REGIONAL DE SANTA INÊS COLOCA EM RISCO TAMBÉM VIDAS

Quem acompanha as edições do Jornal AGORA Santa Inês, já sabe que o Aeroporto Municipal João Silva já foi estadualizado e que agora é Aeroporto Regional João Silva. O nome é em homenagem a um deputado estadual natural de Pindaré Mirim, que morreu em um acidente aéreo na segunda metade da década de 90. E é sobre acidentes aéreos, que esta matéria quer chamar à atenção das autoridades municipais e estaduais, já que eles podem ocorrer neste aeroporto devido a falta de respeito para com a sinalização do mesmo  que tem cerca de 1.500 metros de pista, e que foi construído em um dos mandatos do ex-prefeito Valdevino Cabral filho em parceria com o Governo do Estado, na gestão de Roseana Sarney, e foi reformado em parte recentemente pelo Governo do Estado, no final do primeiro mandato do governador Flávio Dino. 

O PERIGO ESTÁ NO CHÃO

Muito tem se falado na possibilidade de Santa Inês receber voos regionais e até interestaduais com aviões de médio porte. Sobre isso o AGORA já entrou em contato com a Azul Linhas Aéreas, que mostrou-se interessada no assunto. Ocorre que a cada dia que passa, surpreendentemente, e sem a menor providência por parte dos quem de direito, várias invasões, e agregadas a elas, construções de casas e até implantação de postes com fiação e tudo, avançam em direção da pista do aeroporto, chegando-se mesmo ao absurdo de a Cemar - ou com autorização desta - e consentimento das autoridades, invasores  avançarem até próximo de cerca de 30 a 50 metros da cabeceira da pista, onde os aviões pousam, o que é um risco muito grande tanto para as aeronaves quanto para quem mora nessas casas construídas aleatoriamente.

RISCO DE INTERDIÇÃO

Alguns pilotos de aeronaves de porte pequeno, que decolam ou pousam ali em vários dias da semana, enviaram fotos para o AGORA denunciando o perigo que correm. O agora Aeroporto Regional João Silva, tempos atrás, já corria risco de ser interditado em razão exatamente das construções de moradias ao seu redor. Conseguiu-se contornar a situação que, infelizmente, hoje apresenta um perigo redobrado, e ao que parece, vai ficar por isso mesmo.

PREJUÍZO PARA A CIDADE

Por outro lado, caso o aeroporto de Santa Inês venha a ser interditado, como foi o de Bacabal por vários anos, aviões de qualquer porte não poderão fazer pouso ou decolagem dele, ou seja; se transformará em algo imprestável em razão da devida falta de zelo ou atenção das autoridades, sejam elas quais forem. E mais; o prejuízo para Santa Inês que caminha para se transformar em um dos mais ricos polos de comércio, medicina pública e privada, polo universitário e industrial do Maranhão, pode parar exatamente na interdição do aeroporto local, uma vez que muitos executivos e empresários em geral, desembarcam nele quando se deslocam para cá para prospectar a possibilidade de investir na cidade e na região, ou mesmo acompanhar de perto seus investimentos já implantados aqui.

FEIRAS DE NEGÓCIOS EM RISCO

Este ano fala-se na possibilidade da realização de feiras de negócios e outras na cidade de Santa Inês, o que por certo trará grandes empresários para cá, isso se o aeroporto estiver funcionando sem colocar em risco os pousos e decolagem e por consequência a vida deles ou quem está em terra, neste caso os próprios moradores dessas casas construídas no entorno do mesmo. Empresários e executivos de grandes empresas nos dias de hoje tem pressa e não andam de ônibus e nem de automóvel, quase toda empresa tem um avião monomotor, bimotor, turboélice ou jatinho mesmo. Fica aqui, mais uma vez, no mínimo, a sugestão de que as autoridades descruzem os braços, e que cada uma no que lhe compete, tome as devidas providências para evitar um mal maior e um grande prejuízo para Santa Inês e região.

(Da Editoria de Cidade do AGORA)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 19/06/2019

Visitas: 232

Palavras-chave: PERIGO NO AEROPORTO REGIONAL DE SANTA INÊS COLOCA EM RISCO TAMBÉM VIDAS

Fonte: Da Editoria de Cidade do AGORA

Big Systems
4742923 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 23 do mês 07 de 2019