• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - A FOTO QUE CHOCOU O MUNDO: PAI E FILHA BEBÊ MORREM AFOGADOS NA FRONTEIRA MEXICANA

A FOTO QUE CHOCOU O MUNDO: PAI E FILHA BEBÊ MORREM AFOGADOS NA FRONTEIRA MEXICANA

Trata-se de um migrante salvadorenho chamado Óscar Martínez, que viajava com sua filha Valeria, de quase dois anos. Ambos morreram ao tentar atravessar o rio Bravo, com o objetivo de chegar aos Estados Unidos.

A imagem é chocante: os corpos flutuando sem vida, em uma das margens do Rio Bravo não mostram apenas o desfecho trágico da curta vida do migrante salvadorenho Óscar Martínez, e da ainda mais curta existência de sua filha Valeria, que não tinha sequer dois anos completos.

Este também é um retrato de uma tragédia maior, que é a crise migratória centro-americana, que ganhou todas as capas de jornais desta quarta-feira (26), e se tornou certamente uma das imagens do ano, talvez da década.

Segundo relato da mãe, em entrevista para uma correspondente da agência Associated Press, a morte deles teria acontecido no domingo (23). Óscar teria se jogado no rio com sua filha sobre os ombros, e quando tentou ajudar sua mulher a segui-lo, a menina se atirou nas águas, levando o pai a mergulhar para tentar salvá-la.

Outra coisa que chama a atenção na imagem é ser parecida com outra fotografia que impactou o mundo nesta década marcada por crises migratórias: a do menino sírio sem vida às margens de uma praia grega, completamente ignorado pelos turistas que desfrutavam suas férias.

É importante ressaltar que o drama vivido na fronteira entre o México e os Estados Unidos não se dá somente pela agressiva política migratória adotada pela Casa Branca desde o início da administração de Donald Trump – que chantageou recentemente o México de López Obrador a adotar postura semelhante, conseguindo os resultados que queria –, mas também às diferentes crises do capitalismo em países como Honduras, El Salvador e Guatemala, de onde partiram a maioria dos integrantes das diferentes e imensas caravanas migrantes.

Por: Raimundo Borges

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Noticias-do-Mundo

Data: 26/06/2019

Visitas: 221

Palavras-chave: A FOTO QUE CHOCOU O MUNDO: PAI E FILHA BEBÊ MORREM AFOGADOS NA FRONTEIRA MEXICANA

Fonte: Por Raimundo Borges

Big Systems
5109279 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 10 de 2019