• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Governo e Fiocruz promovem quarta edição do curso em Educação Popular em Saúde

Governo e Fiocruz promovem quarta edição do curso em Educação Popular em Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciaram, na segunda-feira (1º), a quarta edição do curso em Educação Popular em Saúde (EdpopSus), em São Luís. Os participantes são de 15 municípios maranhenses. A capacitação prossegue até sexta-feira (5). A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeíse Pereira, reforça que a intenção do poder público estadual é fortalecer a atenção básica.

Waldeíse Pereira informou que um dos eixos do Governo do Estado é a excelência e humanização na atenção básica e o EdpopSus oferece isso. “O curso, que está na sua quarta turma, tem uma adesão de excelência e baixa evasão. As turmas gostam do processo de trabalho e da formação. Com esse trabalho, nós temos melhorado o conhecimento dos agentes de saúde e das lideranças da atenção básica para de fato oferecer um serviço de qualidade ao usuário”, avaliou.

O superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes, e a coordenadora do curso, Sebastiana Belfort, pedagoga do Departamento de Educação em Saúde da SES também participaram da abertura do curso. Os participantes do curso de aperfeiçoamento em EdpopSUS IV são de 15 municípios: Imperatriz, que terá três turmas; João Lisboa, Zé Doca, Centro Novo do Maranhão, Mata Roma, SANTA INÊS, Bequimão, Cururupu, Pedro do Rosário, Santa Helena, Pinheiro, Central do Maranhão, Pastos Bons, Sucupira do Norte e Santo Amaro. Serão 16 aulas presenciais e 8 horas em campo. Ao todo, serão 17 turmas com 35 alunos por turma. Ao fim do curso, os alunos desenvolvem um projeto e apresentam os resultados, além de receber certificação do curso. “O curso propõe quatro eixos estratégicos: participação, controle social e a gestão; formação, comunicação e produção de conhecimento; cuidado em saúde; intersetorialidade e diálogos multiculturais. Nosso principal objetivo é o diálogo com a comunidade. Ninguém nessa construção é um sem saber, nós fazemos o conhecimento compartilhado”, explicou a chefe do Departamento de Educação em Saúde da SES, Ricarda Normanton Spinucci. O princípio do curso é a educação popular em saúde, voltada para promoção, proteção e recuperação da saúde a partir do diálogo da diversidade de saberes, valorizando saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimento e a inserção destes no Sistema Único de Saúde (SUS). “O Maranhão é um dos estados que se destaca na educação popular em saúde. Hoje os municípios olham a necessidade de profissionais formados neste tema para trabalhar na saúde básica. Aqui tem um destaque para qualidade dos alunos e do material que é apresentado”, destacou Luanda Lima, da coordenação Nacional da Fiocruz, que acompanha a formação no estado. A pedagoga Ana Maria Ferreira, de São Luís, participa do curso pela terceira vez. “Com o curso você aprende que a saúde é preventiva, e não só aquela que vai tratar a doença. No curso aprimoramos a escuta da pessoa que está procurando o serviço de saúde e isso melhora muito a qualidade do serviço prestado”, disse. Evanice Aparecida da Silva, auxiliar administrativa de saúde de Sucupira do Norte, destacou a importância da capacitação. “É uma forma de melhorar o atendimento de saúde na comunidade, humanizar o nosso atendimento e trazer a comunidade para perto, para participar do processo de construção democrático da saúde”, pontuou.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 04/07/2019

Visitas: 58

Palavras-chave: Governo e Fiocruz promovem quarta edição do curso em Educação Popular em Saúde

Fonte:

Big Systems
4705998 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 15 do mês 07 de 2019