• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - ALUNOS DO IFMA VISITAM O FÓRUM DE JUSTIÇA DE SANTA INÊS

ALUNOS DO IFMA VISITAM O FÓRUM DE JUSTIÇA DE SANTA INÊS

Os alunos do curso técnico de Logística, turma 2017, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, acompanhados dos servidores do Instituto Willian Martins e Nágila Maria, participaram de uma tarde de visita técnica ao Fórum de Justiça de Santa Inês, e foram recepcionados pelos servidores e pelo diretor do Fórum, juiz Alexandre Antonio Mesquita.

O juiz deu as boas-vindas aos convidados, fazendo explanação sobre o Poder Judiciário e as atividades de juízes e desembargadores, que têm a função primordial de “criar a paz social”. Houve alguns questionamentos pelos alunos e, logo em seguida, assistiram um vídeo institucional sobre a história do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O diretor levou os alunos às dependências do Fórum, apresentando a estrutura das varas judiciais, principalmente a ambientação da 3ª Vara de Justiça, da qual é titular, assim como as salas de audiências e as secretarias com seus respectivos servidores.

Ao final da visita, os alunos estiveram presentes na sala de audiência de conciliação e simularam um caso, protagonizando uma determinada situação hipotética. O juiz Alexandre Antonio Mesquita destacou a satisfação em receber os alunos do IFMA, bem como esclarecer sobre o Poder Judiciário. "É importante que os estudantes conheçam as funções e o funcionamento do Poder Judiciário e seu papel na resolução dos conflitos sociais", destacou.

A aluna Ana Letícia Ferreira relatou que foi interessante, pois “nessa visita, pudemos perceber como funciona o dia a dia do Judiciário”. E a aluna Lays Victória Silva acrescentou que “a divisão das varas de trabalho e suas funções me chamou a atenção, bem como a explicação feita pelo juiz sobre o tempo do atendimento dos processos e a ordem de atendimento deles, na verdade, gostei de todo o esclarecimento feito pelo juiz, principalmente sobre o percentual dos casos de violência contra a mulher em nosso Estado”.

Para o professor do campus, Willian Martins, “o espaço que o poder judiciário cria com os alunos gera um melhor entendimento do papel da justiça na convivência social. "Esses momentos proporcionam aos alunos um contexto mais real quanto aos seus direitos e deveres como cidadãos, conhecendo e tirando dúvidas, e ao mesmo tempo desperta em alguns alunos, o interesse deles  em seguir na área jurídica”, observou o professor.

O convite para os alunos partiu de uma visita do então juiz ao campus, no mês de março deste ano, em que ele conversou com vários alunos no auditório do campus.

 (Fonte: ASCOM  do IFMA)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 06/07/2019

Visitas: 56

Palavras-chave: ALUNOS DO IFMA VISITAM O FÓRUM DE JUSTIÇA DE SANTA INÊS

Fonte: Fonte: ASCOM do IFMA

Big Systems
4706047 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 15 do mês 07 de 2019