• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Tristeza é depressão?

Tristeza é depressão?

Comumente se associa tristeza a um quadro depressivo, porém, tristeza e depressão são situações distintas.

Tristeza é uma emoção inata do ser humano, fazendo parte da existência, sendo caracterizada como um estado de espírito ou um momento pontual devido a um acontecimento específico que trouxe algum tipo de sofrimento, como por exemplo, a perda de um ente querido, problemas financeiros ou familiares, etc. É uma reação comum diante de dificuldades na vida que não compromete as atividades diárias do indivíduo e suas relações sociais, além de ser passageira.

Já a depressão se constitui como um adoecimento mental, caracterizado por uma tristeza sem motivos específicos, vazio persistente, perda do prazer por atividades que antes eram prazerosas, cansaço, indisposição, alterações no sono e apetite, irritabilidade, isolamento social, sentimentos de inutilidade e culpa, prejuízo na concentração e memória, pensamentos negativos e/ou suicidas. Os sintomas causam comprometimento na interação social e atividades de trabalho, além de serem duradouros.

O diagnóstico da depressão pode ser feito por um médico psiquiatra ou por um psicólogo, considerando a intensidade e freqüência dos sintomas. O tratamento é feito com uso de medicamentos antidepressivos recomendados pelo psiquiatra, aliados ao processo psicoterápico, geralmente feito uma vez por semana com um psicólogo.

 

Nivea Rodrigues

Mestre em Psicologia – UFMA

CRP 22/00751

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 27/07/2019

Visitas: 557

Palavras-chave: Tristeza é depressão?

Fonte: Nivea Rodrigues

Big Systems
5552028 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 16 do mês 12 de 2019