• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - V EDIÇÃO DA ROMARIA DIOCESANA DO TERÇO DOS HOMENS FOI REALIZADA

V EDIÇÃO DA ROMARIA DIOCESANA DO TERÇO DOS HOMENS FOI REALIZADA

Na manhã do dia 28 de julho, aconteceu a V Romaria Diocesana do Terço dos Homens na cidade de São João Batista - Paróquia São João Batista na Área Pastoral dos Lagos. Onde várias caravanas com grupos do terço compareceram  representando suas paróquias da diocese. Com a celebração da Santa Missa com a presença do nosso bispo Diocesano Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM e concelebrada pelos Pe, Valmir (pároco de São João Batista), Pe. Joaquim,SCJ (Santuário Santa Luzia), Joelson,SCJ (Santa Inês), Pe. Zé Maria (Buriticupu), Pe. Ferreira (Cajari) Diac. Ferdnando “diretor espiritual” do Terço dos Homens na diocese (Santa Inês). Em comunhão com a CF-2019 a romaria deste ano trouxe como LEMA: BEM AVENTURADA A GERAÇÃO QUE LUTA PELO DIREITO E JUSTIÇA DO SEU POVO,  e o  TEMA: “MEU ESPIRITO SE ALEGRE EM DEUS MEU SALVADOR” (Evangelho Lucas 1,47).

O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), da Diocese de Viana, que compreende as 27 paróquias dessa igreja particular, estando no Regional CNBB Nordeste V. O movimento do THMR, esta organizado em duas áreas; Área Pastoral do Pindaré e Área Pastoral dos Lagos. Assim compreende esse movimento que tem crescido em nossas comunidades e paróquias das diocese. Levando através de Maria Santíssima a mensagem de evangelização de uma igreja em saída “Papa Francisco”.

Na Parte da tarde, pelas ruas da cidade de São João Batista, seguiu o povo numa grande romaria; cantando, rezando e louvado a Deus por esse momento que expressa a nossa fé na igreja católica com sua identidade própria de levar a mensagem de Jesus Cristo a todos os irmãos. SALVE RAINHA!!! VIVA O TERÇO DOS HOMENS!!!

Percebe-se que com o Terço dos Homens, algo novo está surgindo na Igreja. Vamos acompanhar um pouco nosso histórico. O Terço dos Homens é uma nova efusão do sopro do Espirito Santo como Ação de Graças na Igreja Particular de Viana. “O homem rezando parece um menino” (trecho do hino) o terço é algo que motiva a espiritualidade para o encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo, e interessante é perceber, que este mesmo homem se torna testemunho de cura, libertação e conversão para outros. Levar outros a fazer a experiência dessa fonte de oração, que para alguns, parecia que esta devoção era uma coisa reservada apenas às mulheres, hoje os homens começam perceber sua participação como discípulos e missionário através do Santo Terço.

Deus escreve direito com linhas tortas. Ele suscita esta grande irrupção: o Terço dos Homens, num tempo em que os homens se afastam cada vez mais das coisas de Deus, e, claro, da devoção pessoal à Nossa Senhora. Deus usa o seu velho princípio: as causas segundas! Neste caso, instrumentos humanos, pessoas concretas, para manifestar sua vontade.

Deus nos confirma diariamente que era sua vontade  chamar à vida este “movimento”, Deus quer que os homens se reúnam para rezar o terço e para que sejam educados pela Mãe e Rainha.

O Terço dos Homens da Diocese de Viana surgiu ao longo de 12 anos, nas paróquias, com incentivo de um irmão ou irmã, que trouxeram suas experiências de outras realidades e assim, foi sendo conduzido o caminhar de fé até o momento atual. Foram muitos os desafios para esses grupos, que iniciaram com um número resumido de homens que não se sentiam suficientemente confiantes para assumirem tamanho compromisso de fé. Alias, muito deles pouco conhecia a sua própria fé, não sabiam rezar o terço e, em meio aos seus novos irmãos em cristo, foram paulatinamente aprendendo.

A pioneira foi a Paróquia de Santo Antônio, seguida da Paróquia de Vitória do Mearim e Paroquia Matriz de Santa Inês. Hoje são cerca de vinte e quatro paróquias da nossa Diocese com homens reunidos em Oração no Terço. Em 2014 foi proposta a primeira Assembleia Diocesana, que na ocasião reuniu cinco paróquias. Nela foi eleita uma coordenação. A partir dai com o surgimento e implantação oficial de novos grupos, foram vivenciados momentos importantes para o Movimento como a participação na Romaria Nacional do Terço dos Homens, em São Paulo. No Congresso de Belém do Pará, romarias e assembleias.

ORGANIZAÇÃO DIOCESANA DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

Fonte: PASCOM Diocese de VIANA

Texto: diác. Ferdnando Costa

acesse: www.diocesedeviana.org.br

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post:

Data: 03/08/2019

Visitas: 482

Palavras-chave: V EDIÇÃO DA ROMARIA DIOCESANA DO TERÇO DOS HOMENS FOI REALIZADA

Fonte: PASCOM Diocese de VIANA

Big Systems
5109285 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 10 de 2019