• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Campanha de Vacinação contra raiva iniciará nesta segunda-feira na Zona Rural de Santa Inês

Campanha de Vacinação contra raiva iniciará nesta segunda-feira na Zona Rural de Santa Inês

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, através do Centro de Controle de Zoonoses, iniciará na segunda-feira, dia 12, a campanha de Vacinação Antirrábica, doença que afeta cães e gatos. De acordo com o a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Dra. Elisângela Coutinho, a campanha será iniciada na Zona Rural onde os focos são mais atenuados, passando depois, para Zona Urbana.

A campanha na Zona Rural se estenderá até o dia 30 deste mês. Dentre a programação da Zona Rural,  o “Dia D” de vacinação será realizado dia 24, com dezenas de pontos de vacinação entre escolas, unidades básicas de saúde e praças públicas para melhor atender a população. A ação terá início às 8h e segue até às 17h. “Vale lembrar que são apenas cães e gatos, outros animais domesticados não receberão as doses”, alerta Dra. Elisângela.

Além de aplicar a vacina, a equipe de Zoonoses realiza trabalho de conscientização sobre a importância das doses e os cuidados com os animais domésticos. Todos os cães e gatos a partir de três meses de vida devem ser vacinados, incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, já que não existe contraindicação. A vacina é gratuita e protegem tanto os cães e gatos quanto as pessoas.

Os humanos podem contrair a doença dos animais infectados que a transmitem, geralmente, através de mordida. Santa Inês não possui qualquer caso de raiva registrado entre cães e gatos até o momento, sendo a vacinação a única forma de prevenir para manter este índice.

Sintomas – Os sintomas mais comuns da raiva são o comportamento agressivo, medo de luz e água, e muita eliminação de baba. A doença é letal. A orientação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para aquela pessoa que encontrar um animal com suspeita de que esteja com raiva, é não entrar em contato com o bicho. O mesmo vale para morcegos.

O morador deve informar o CCZ que vai adotar as providências cabíveis. Em caso de contato acidental com animal possivelmente infectado, a pessoa deve lavar bem a parte do corpo com água e sabão, procurando imediatamente atendimento médico.

(DECOM)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 10/08/2019

Visitas: 57

Palavras-chave: Campanha de Vacinação contra raiva iniciará nesta segunda-feira na Zona Rural de Santa Inês

Fonte: DECOM

Big Systems
4848694 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 08 de 2019