• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Indígenas de Santa Inês e região se preparam para Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília

Indígenas de Santa Inês e região se preparam para Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília

Ontem, sexta-feira (09), além de ter sido comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi dada a largada a Primeira Marcha das Mulheres Indígenas. Embora esta Marcha só vá acontecer na terça-feira (13).

Na cidade de Santa Inês, cerca de 120 mulheres indígenas se concentraram em frente ao escritório local da Fundação Nacional do Índio – FUNAI de Santa Inês. E cerca de 400 indígenas de diversos territórios do Maranhão saem rumo à capital do país organizados em oitos ônibus.

Com o tema “Território: nosso corpo, nosso espírito”, de acordo com as organizadoras Marcilene Guajajara Coapima, da Terra Indígena Caru, o objetivo da Marcha é dar visibilidade às ações das mulheres indígenas, discutindo questões inerentes às suas diversas realidades, reconhecendo e fortalecendo os seus protagonismos e capacidades na defesa e na garantia dos direitos humanos, em especial o cuidado com a mãe terra, com o território, com o corpo e com o espírito.

A ideia e? que logo em seguida, as indígenas se somem à Marcha das Margaridas - ato que reunirá mulheres do campo e da floresta - numa grande manifestação nacional em prol dos direitos e protagonismo da mulher, a partir de uma nova visão de desenvolvimento sustentável e justiça social.

As caravanas do Maranhão estão recebendo o apoio da organização Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, com escritório na cidade de Santa Inês.

 

Com Informações: ISPN

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 10/08/2019

Visitas: 166

Palavras-chave: Indígenas de Santa Inês e região se preparam para Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília

Fonte: Com Informações: ISPN

Big Systems
5342518 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 15 do mês 11 de 2019