• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Projeto do Judiciário que estimula a leitura e o desenvolvimento foi lançado Bom Jardim

Projeto do Judiciário que estimula a leitura e o desenvolvimento foi lançado Bom Jardim

Foi lançado na segunda-feira (5), no Fórum de Bom Jardim, o Projeto “Escola Legal – doe livros e ajude a construir uma história”, que beneficiará cerca de 40 mil moradores da comarca com a melhoria da educação de jovens por meio do incentivo à leitura e à escrita entre estudantes das redes públicas municipal e estadual de ensino. O projeto tem o objetivo de estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita, através da arrecadação e disponibilização aos alunos da rede pública de ensino de livros paradidáticos, que passarão a compor o acervo das bibliotecas públicas dos municípios de Bom Jardim (sede da comarca) e São João do Caru (termo judiciário).

“Escola Legal” foi replicado da comarca de Buriticupu, onde o juiz Raphael Leite Guedes, idealizador, já arrecadou e doou 1.500 livros desde o lançamento do projeto, em 21 de novembro de 2018. Com a ampliação das ações do projeto para mais uma comarca, a expectativa dos organizadores é de que sejam alcançados 140 mil cidadãos residentes nas cidades de Bom Jardim, São João do Caru, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

EM BOM JARDIM


A Prefeitura Municipal de Bom Jardim é um dos colaboradores do projeto, o prefeito municipal Dr. Francisco Araújo acredita que apoiar projetos que incentive a educação estimula o Jovem á curiosidade do saber: “A cultura do saber, a cultura da curiosidade, esse projeto vai mudar uma mudança significativa nas vidas dos jovens, vamos apoiar também na mobilização das escolas, para estimular os alunos a participarem do projeto” destacou.

A solenidade em Bom Jardim contou com a presença dos juízes das comarcas envolvidas no projeto, de estudantes e do prefeito Francisco Alves de Araújo; da secretaria de Educação, Renata Oliveira; do secretário de Juventude, Romário Catur, do promotor de Justiça Fábio Santos de Oliveira; do vereador Marcone Mendes, representando a Câmara Municipal e Angela Carvalho Silva, representando o Sindicato dos Professores de Bom Jardim.

Para o juiz de Bom Jardim, Bruno Barbosa Pinheiro, o projeto “concretiza o comando do artigo 205 da Constituição da República de integrar Estado, família e sociedade na promoção ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. “Posteriormente à fase de arrecadação, os alunos do ensino fundamental e médio participarão de um concurso de redação sobre um livro de sua escolha que componha o acervo doado”, explicou o juiz. “O Projeto Judiciário na Escola demonstra sua plena capacidade de ser replicado em qualquer comarca do país. Hoje, avançamos e atingimos uma nova etapa com a sua adoção pela Vara Única da Comarca de Bom Jardim. Agradecemos ao juiz titular da comarca e seus servidores, por acreditarem na prática que vem transformando a realidade das crianças e adolescentes beneficiadas”, disse o juiz Raphael Leite Guedes,  idealizador do projeto.

PONTOS DE ENTREGA DOS LIVROS

Em Bom Jardim, os livros podem ser deixados no Fórum, na Rua Nova Brasília, s/nº. Em São João do Caru, a Biblioteca Municipal será o ponto de coleta, assim como na Livraria e Papelaria “Acesso.com”. As escolas inscritas no concurso de redação que não estejam localizadas nas sedes dos municípios também servirão de ponto de coleta, como forma de facilitar a arrecadação e acessos dos alunos aos livros.

Em Buriticupu, o projeto continua e se aperfeiçoa. A próxima entrega de livros está prevista para o mês de setembro de 2019, na Unidade Integrada Manoel Campos de Sousa, em Bom Jesus das Selvas.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 14/08/2019

Visitas: 119

Palavras-chave: Projeto do Judiciário que estimula a leitura e o desenvolvimento foi lançado Bom Jardim

Fonte:

Big Systems
5480817 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 06 do mês 12 de 2019