• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Governo promove capacitação de trabalhadores da coleta seletiva em 15 municípios, incluindo Santa Inês

Governo promove capacitação de trabalhadores da coleta seletiva em 15 municípios, incluindo Santa Inês

Com a meta de capacitar 800 trabalhadores que atuam no manejo da coleta seletiva, a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) está realizado formações em grupos e cooperativas de catadores de materiais de resíduos sólidos em 15 municípios do estado. A iniciativa é desenvolvida por meio do projeto Pró-Catador, que visa melhorar as condições de trabalho, aumentar a geração de renda e proporcionar mais dignidade a catadores de materiais recicláveis no Maranhão.

Durante o acompanhamento do projeto Pró-Catador, no município de Barreirinhas, na sexta-feira (30), o secretário de Estado de Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a relevância da atuação do segmento e anunciou novas etapas de andamento do projeto. “Já estamos em fase de assinatura do contrato para aquisição dos equipamentos e maquinários a serem doados, ainda este ano, aos grupos de catadores. Este projeto tem o propósito de valorizar ainda mais o importante trabalho que é realizado pela categoria, que além de movimentar a economia, zela pelo meio ambiente e os recursos naturais”, afirmou Jowberth Alves.

As capacitações, que estão acontecendo em várias regiões do estado, além de garantir o aprimoramento do trabalho dos catadores e prepará-los para o recebimento dos equipamentos a serem doados pelo Governo, fazem parte do processo de estruturação das associações e cooperativas de catadores, com objetivo de contribuir com a organização social da categoria e efetivar a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão.

BARREIRINHAS

No período de 6 a 30 de agosto, os trabalhadores da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Barreirinhas tiveram acesso a conhecimentos sobre os princípios da Economia Solidária, e sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade de catação. A formação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O presidente da Associação de Catadores de Barreirinhas, Eduardo Mariano ressaltou os avanços no reconhecimento e fortalecimento da categoria. “Os trabalhadores que, antes, se demostravam resistentes à organização, hoje mostram grande confiança e esperança no projeto”. No encerramento das atividades, em Barreirinhas, a secretária municipal de Assistência Social, Socorro Aguiar, garantiu aos catadores a disposição da Prefeitura em doar o galpão de triagem, espaço fundamental para a melhoria das condições de trabalho da Categoria.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

O projeto Pró-Catador acontece, inicialmente, nos municípios de São Luís, SANTA INÊS, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Tutóia, Barreirinhas, Viana, Santa Luzia do Tide, Balsas, Bacabal, Codó, Caxias, Imperatriz, Açailândia e Chapadinha.

Os municípios foram definidos por contarem com vários grupos de catadores de materiais recicláveis, como explica a coordenadora do projeto, Inêz Pinheiro. “Nesta primeira edição do projeto, priorizamos estas cidades onde têm uma grande predominância de grupos e famílias, tirando o seu sustento dos aterros sanitários”, destacou.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 05/09/2019

Visitas: 110

Palavras-chave: Governo promove capacitação de trabalhadores da coleta seletiva em 15 municípios, incluindo Santa Inês

Fonte:

Big Systems
4975023 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 09 de 2019