• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - TODO IDOSO É ESQUECIDO ?

TODO IDOSO É ESQUECIDO ?

O esquecimento é uma das principais questões colocadas na clínica com idosos, sendo que os chamados “problemas de memória” configuram uma queixa muito comum. É difícil encontrar um idoso que não se queixa de esquecimentos, que podem ir desde à clássica situação da “panela esquecida no fogo”, até situações extremas como “apagamentos  e lapsos” e se perderem na rua.

A memória é o nosso bem mais precioso, e a partir da faixa de 40-50 anos a capacidade de armazenar informações sofre um processo lento e gradativo de deterioração. Diversos estudos acreditam que o envelhecimento causa uma perda de células nervosas na parte frontal do cérebro que leva a uma diminuição da produção de um neurotransmissor denominado acetilcolina. O esquecimento deve ser levado a sério quando passar a causar interferências no cotidiano. Existem doenças como a Doença de Alzheimer e também efeitos colaterais de medicamentos  que podem comprometer a memória. E os distúrbios emocionais como depressão e estresse também podem trazer danos ao funcionamento cerebral.

A perda da memória não pode ser considerada como um fato inexorável  associado ao envelhecimento, pois existem pessoas com 85 anos ou mais com memória íntegra, enquanto outros apresentam alterações muito jovens.

O déficit de memória associado a idade, que não é doença, é diferente da perda de memória que caracteriza a síndrome demencial, que leva o individuo a não conseguir manter as funções social, pessoal e profissional.

O envelhecimento pode sim, trazer um pequeno déficit de atenção, de concentração, de armazenamento de dados atuais, mas em absoluto isso não compromete as suas funções sociais. 

 

Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Médica Especializada em Gerontologia Social

e Saúde do Idoso pela UFMA

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 07/09/2019

Visitas: 44

Palavras-chave: TODO IDOSO É ESQUECIDO ?

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4974922 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 09 de 2019