• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - CAPS  DE  SANTA INÊS  REALIZA AÇÕES DA CAMPANHA  SETEMBRO AMARELO

CAPS DE SANTA INÊS REALIZA AÇÕES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Em uma ação de inciativa do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria de Saúde de Santa Inês, está realizando palestras e trabalhos sobre a Campanha “Setembro Amarelo’, com a temática;  “Valorização da vida; Diga não ao suicídio”. As palestras acontecem em escolas, Unidades Básicas de Saúde, casa de familiares de pacientes do CAPS, profissionais da saúde, entre outros.

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

 DATA         HORÁRIO         LOCAL/EVENTO

10/09         9H30

16H Escola Municipal Maria Martins Bringel

Escola Municipal João Paulo

12/09         8H30    Reunião com Médicos e Enfermeiros da Atenção Básica, que será realizado no Auditório da Prefeitura

13/09         14H      Escola Municipal Simone Macieira/ Bairro Cohab

19/09         9h        Centro de Reabilitação Fonte de Vida

25/09         8h        Caminhada com saída das Laranjeiras pela Rua do Comércio até a Praça da Matriz

27/09                    Palestra com Familiares dos Pacientes do CAPS

13, 17 e 24/09                   Unidades Básicas de Saúde

O COMEÇO

O “Setembro Amarelo” surgiu vinculado ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Desde o ano de 2015, a campanha tem como foco conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio, alertando a população brasileira e mundial a respeito de um tema tão presente na sociedade atual e que, infelizmente, vem ceifando cada vez mais vidas.


Hoje, o número de pessoas que comete suicídio é maior do que aquelas que morrem por AIDS. Por isso, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Então, é cada vez mais necessário ajudar pessoas que passam por processos que possam desencadear em suicídio. Mas como buscar ajuda se às vezes a pessoa não sabe que ela pode ser ajudada? E como nós, como amigos ou familiares podemos oferecer ajuda se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

PREVENIR É MAIS IMPORTANTE

É pensando nisso que ações de incentivo a vida, palestras preventivas e outros métodos são tão importantes para alertar as pessoas sobre o perigo de se desenvolver uma motivação suicida. Ao dar importância ao “Setembro Amarelo”, buscando informações sobre como funciona todo o processo, você talvez poderá ajudar uma pessoa próxima que esteja passando pelo problema ou até mesmo identificar se está vivenciando dentro de si mesmo algo parecido.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 11/09/2019

Visitas: 68

Palavras-chave: CAPS DE SANTA INÊS REALIZA AÇÕES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Fonte:

Big Systems
4975078 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 09 de 2019