• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - NEFROPATIAS INDUZIDAS POR FÁRMACOS

NEFROPATIAS INDUZIDAS POR FÁRMACOS

Envelhecer significa, em determinadas circunstâncias, processo  que envolve para situações potencialmente incapacitantes. Idosos são pacientes especiais porque normalmente apresentam várias doenças simultâneas e necessitam de avaliações clínicas com visão geral e não especifica para cada morbidade.

Estima-se que, em números absolutos, o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo em 2025.

Os rins são expostos às ações tóxicas dos medicamentos e agentes químicos, pois recebem alto fluxo  sanguíneo, cerca de em quarto do débito cardíaco, além de concentrar e excretar metabólicos.  Idade é um importante fator de risco para a ocorrência das nefropatias tóxicas que são as desordens renais causadas por medicamentos ou agentes químicos e diagnósticos.

Considerando-se a perda progressiva da reserva funcional orgânica com parte do envelhecimento normal, a avaliação da função renal torna-se exemplo para análise do processo de senescência.

Deve-se considerar que causas comuns de lesões renal grave, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, são de alta prevalência entre idosos, razão do encontro frequente da Doença Renal crônica, nessa faixa etária.

O diagnóstico de nefrotoxicidade é considerado quando ocorre aumento de concentração sérica de creatinina, após o uso de um agente potencialmente tóxico, isto é, aumento de 0,5 mg/dl ou de 25% de seu valor inicial.

A principal medida para nefropatias induzidas por fármacos é evitá-los e para isso é importantíssimo lembrarmos que elas dependem da idade, da função prévia, do uso de outros medicamentos nefrotóxicos e da não realização de medidas de nefroproteção, antes de o radiocontrastantes.

Em resumo, deve-se personalizar a conduta, após anamnese (histórico medicativo), exame físico e mensuração do ritmo de filtração glomerular para reduzir os riscos de possíveis casos de nefropatias induzidas por fármacos.

 

Por Dra. Marta Pinheiro Barros Médica Especializada em Gerontologia Social e Saúde do Idoso pela UFMA

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 21/09/2019

Visitas: 21

Palavras-chave: NEFROPATIAS INDUZIDAS POR FÁRMACOS

Fonte: Dra. Marta Pinheiro Barros Médica Especializada em Gerontologia Social e Saúde do Idoso pela UFMA

Big Systems
5115346 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 10 de 2019