• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Juíza Larissa Tupinambá  ministra palestra em Usina Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes

Juíza Larissa Tupinambá ministra palestra em Usina Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes

Violência Contra a Mulher: Conhecer Para Enfrentar! Este foi o tema da palestra ministrada nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, pela juíza Larissa Tupinambá Castro, titular da 3a Vara de Pedreiras, para um público predominantemente masculino na Usina Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes. A palestra foi realizada a convite da direção da usina e marcou o encerramento da Semana da Segurança no Trabalho e do Outubro Rosa. De acordo com a magistrada, a ideia central da exposição foi desconstruir estereótipos e preconceitos.

Durante a palestra, o público recebeu explicações sobre os principais dispositivos da Lei Maria da Penha, bem como foi apresentado À Rede de Proteção da Mulher. “Foi um momento de apresentarmos as ferramentas para prevenção, proteção e assistência da mulher vítima de qualquer tipo de violência. Abordamos, ainda, as questões de saúde e causas de faltas no emprego, haja vista que a violência doméstica e familiar acarreta depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e toda sorte de adoecimento, o que acaba comprometendo a vida funcional e gerando prejuízo, ressaltando a importância do compromisso da empresa com programas de prevenção da violência e garantia de direitos”, ressaltou Larissa.

Foram pontuados, ainda, temas como crimes, penas aplicáveis, e a possibilidade de prisão do autor da violência doméstica e familiar. “O objetivo era para que o público presente entendesse que a repressão no âmbito da Justiça e é bem eficiente, expondo índices do Estado do Maranhão, inclusive com o registro de feminicidas presos. Recebemos com muita satisfação o convite da direção da usina, pois é um reconhecimento do trabalho que realizamos na área”, observou Larissa Tupinambá Castro.

DESTAQUE

Sobre o trabalho da juíza na área, destaque para grandes ações sociais que envolvem outros municípios, além de Pedreiras. O maior exemplo é a ação “Mulher É pra Ser Respeitada”, uma campanha de combate à violência contra a mulher promovida pelo Poder Judiciário, através da 3a Vara de Pedreiras, em parceria com executivo municipal, órgãos públicos e empresas. “Além de palestras sobre o tema, que eventualmente ministramos em empresas, instituições, escolas e comunidades, promovemos a Semana de Valorização da Mulher, que já está na quarta edição e foi realizada com grande êxito em agosto passado”, ressaltou a magistrada.

O objetivo dessa campanha é sensibilizar, orientar e prevenir a comunidade em geral a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate a esse crime. O intuito da campanha é envolver não somente as mulheres mas toda a sociedade. Nessa ação, que mobiliza homens e mulheres dos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos, são oferecidos diversos serviços, a exemplo de palestras, minicursos, desfiles e ações na área de saúde e assistência jurídica.

 

(Michael Mesquita Assessoria de Comunicação /Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão)

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 04/11/2019

Visitas: 63

Palavras-chave: Juíza Larissa Tupinambá ministra palestra em Usina Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes

Fonte:

Big Systems
5378712 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 11 de 2019