• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Juiz Federal  José Carlos Madeira também será homenageado pela Câmara de Santa Inês dia 29

Juiz Federal José Carlos Madeira também será homenageado pela Câmara de Santa Inês dia 29

O juiz Federal José Carlos do Vale Madeira, também será homenageado pela Câmara Municipal de Santa Inês, com o título de Cidadão Honorário, no próximo dia 29. A homenagem é um reconhecimento daqueles cidadãos ou cidadãs que já fizeram algo em prol da cidade em qualquer um de seus seguimentos, o que é o caso do juiz José Carlos Madeira, que tendo passado pela Comarca de Santa Inês, hoje  é juiz   federal, 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, cargo que ocupa desde 1996. O projeto de Lei que concede o título ao Juíz Carlos Madeira é de autoria do ex-vereador Aldoniro Muniz.

ORIGEM

O juiz José Carlos do Vale Madeira nasceu em São  Luís. Exerceu a advocacia até 1987, quando iniciou carreira no Ministério Público do Maranhão. Foi promotor de justiça e juiz de direito do Estado. Lecionou na Escola de Magistratura de Rondônia e na Faculdade da Amazônia. Formou-se na Universidade Federal do maranhão (UFMA) e especializou-se em Direito Civil e Processo Civil, na Faculdade Cândido Mendes. “Esse homem é um combatente da Justiça e do direito. Faz justiça aos pequenos, mas não se escusa de culpar os graúdos”, disse  sobre ele o deputado Rubem Brito, quando o mesmo foi homenageado pela Assembleia Estadual do Maranhão com a Comenda Manuel Bekcmann.

SUA PASSAGEM POR SANTA INÊS

Em conversa com a Redação do Agora na manhã de ontem, segunda-feira (18), o juiz contou um pouco de sua passagem por Santa Inês, ainda como advogado nos anos 80: “Fui advogado do Município; cheguei em Santa Inês nos idos de 1980. Era estudante de Direito na Universidade Federal do Maranhão, colega de Franklin Seba, vice-Prefeito de Santa Inês, tendo como Prefeito Biné Sabbak. Eu tinha menos de vinte anos. Por generosidade de Seba, passei a ter contato permanente com Santa Inês. Conheci todos os líderes políticos da época, fiquei amigos de todos... Adalcy Brito, Biné, Ivan, Raulino, Deco Muniz, Edmilson Gonçalves, Rodrigues... todos. Em 1984, já advogado, fui nomeado Advogado do Município de Santa Inês. Cuidei da impetração do mandado de segurança que reintegrou Franklin Seba à Prefeitura em 1984, ano de sua cassação. Vivi grandes momentos de minha vida em Santa Inês; de 1980 a 1987, ano em que encerrei minhas atividades como advogado do Município. Fui aprovado em concurso para Promotor de Justiça em 1987; em 1989 fui aprovado em concurso para Juiz de Direito e em 1994 para Juiz Federal. Não teria chegado onde cheguei se não tivesse vivido o que vivi em Santa Inês; aprendi a arte da advocacia, aprendi a oratória política - fui participante ativo dos comícios de Seba e do seu grupo político - e, principalmente, aprendi a gostar de pessoas, de me preocupar com os dramas humanos. Seba foi o professor; devo muito - quase tudo - do que sou a ele! Santa Inês foi durante muitos anos tida pelos meus amigos como sendo a minha cidade natal; de certo modo, Santa Inês é mesmo minha pátria.

Por isso esse título tem um valor imenso pra mim!

Estou imensamente feliz; era para tê-lo recebido há tempos, mas, ora por uma razão, ora por outra, não pude ir à Câmara Municipal recebê-lo. Como diz o Eclesiastes: “Há para todas as coisas um tempo determinado por Deus”, chegou o tempo; dia 29 estarei, quase quarenta anos depois de haver chegado em Santa Inês como estudante de Direito, na Câmara Municipal para receber essa honraria.

Deus, mais uma vez, abençoando meus caminhos!”, finalizou o renomado juiz Federal José Carlos do Vale Madeira. 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Politica

Data: 19/11/2019

Visitas: 602

Palavras-chave: Juiz Federal José Carlos Madeira também será homenageado pela Câmara de Santa Inês dia 29

Fonte:

Big Systems
5548592 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 12 de 2019