• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Governo mobiliza doadores voluntários de sangue para reforçar o estoque do Hemomar e salvar vidas

Governo mobiliza doadores voluntários de sangue para reforçar o estoque do Hemomar e salvar vidas

Diariamente o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e os Núcleos de Hemoterapia recebem os doadores de sangue. A cada bolsa de sangue doada, quatro vidas podem ser salvas. No Dia Nacional do Doador de Sangue, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) homenagearam os doadores regulares, assim como reforçaram a importância de novas adesões.

“O meu sangue é do tipo Vida+” é o tema da campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Semana Nacional da Doação Voluntária iniciou na segunda-feira (25) e prossegue até o dia 30, na rede do Hemomar, além de coletas externas.

O ATO DE DOAR SANGUE

Os doadores voluntários de sangue foram recepcionados, na segunda-feira (25), com um coral formado por servidores da unidade e um bolo temático. Bruno Silva, de 41 anos, é servidor público federal e analista de sistemas. “Há mais ou menos seis anos transformei a doação de sangue em um hábito. Tudo começou após a mãe de um amigo precisar de sangue. Desde então continuei doando, sem olhar para o que eu posso ganhar com a iniciativa, mas, sim em ajudar quem precisa”, enfatizou. O diretor geral do Hemomar, Etevaldo Castro, mobiliza a população para reforçar os estoques de sangue da unidade. “Doar é um ato de amor, portanto também é doar vida. Enquanto responsável pela política do sangue no Maranhão, o Hemomar tem se esforçado constantemente para manter os estoques, pois ao fazermos isso, garantimos uma assistência compatível com a demanda do nosso estado”, destacou.

A coordenadora de captação de doadores, Ana Penha, reforça que sempre existe alguém que precisa de sangue. “Pedimos que as pessoas exerçam a sua cidadania e doem sangue. Eu costumo dizer que o ato de doar é igual a um lápis, que é utilizado para escrever uma nova história. Para quem doa é só um instante, mas para quem recebe significa uma vida inteira”.

CAMPANHA

A campanha o propósito de alcançar 10% acima do total coletado no ano de 2018. Na ocasião, o Hemomar coletou 875 bolsas. Para manter os estoques do Hemocentro, o ideal é atingir 300 coletas diárias de bolsas de sangue. Entretanto, atualmente, média diária é de 150 a 180 coletas. Segundo dados do Hemomar, a unidade opera com seus níveis de estoque em situação crítica. Deste início de mês, por exemplo, estão nesta situação os tipos B+, AB+, O-, A-, B- e AB-, apenas os tipos O+ e A+ são considerados adequados, até o momento. A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

NOS OUTROS MUNICÍPIOS

Além do Hemomar, a mobilização acontece de forma simultânea nos Núcleos de Hemoterapia de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó reforçam os estoques de bolsas de sangue no Maranhão. O objetivo é sensibilizar a população sobre a doação voluntária, bem como a manutenção de estoque que atenda a demanda dos hospitais da capital e do interior do estado.

DOAÇÃO DE SANGUE

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A professora de história aposentada Maria José Coelho, de 68 anos, reforçou a importância da doação de sangue. “É muito bom nós fazermos o bem para o nosso próximo, afinal de contas, como diz o provérbio, temos que plantar para poder colher. Alguém sempre lhe devolverá a bondade da mesma forma, por isso nós devemos cuidar uns dos outros”, comentou a doadora.

Como parte da ação, o Hemomar fará coleta externa na quarta-feira (27), das 7h às 19h, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), no sábado (30), das 7h às 19h, no Filipinho.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 27/11/2019

Visitas: 51

Palavras-chave: Governo mobiliza doadores voluntários de sangue para reforçar o estoque do Hemomar e salvar vidas

Fonte:

Big Systems
5548516 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 12 de 2019