• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - DEPARTAMENTO DE IGUALDADE RACIAL HOMENAGEIA PINDAREENSES COM A ENTREGA DA MEDALHA JOÃO CRUZ

DEPARTAMENTO DE IGUALDADE RACIAL HOMENAGEIA PINDAREENSES COM A ENTREGA DA MEDALHA JOÃO CRUZ

O mês de novembro está sendo marcado por várias ações desenvolvidas na Casa de Cultura Engenho Central, em Pindaré Mirim. Um dos eventos marcantes foi a cerimônia de entrega da Medalha João Cruz a personalidades que são referências na cultura popular e no movimento negro no município.

O evento foi idealizado e organizado pelo Departamento de Igualdade Racial de Pindaré Mirim. Receberam a comendas:

Fabriciana Pinheiro Paiva – Organizadora da Tradicional Boiada da Dona Fabrícia;

Cosme Pinto Rodrigues (Cosme Sat) – Professor e Membro do Movimento Negro

Dorinaldo Marinho – Escola de Capoeira Campo de Mandinga

Professor Chibata – Pioneiro da Capoeira em Pindaré Mirim

Maria Ribamar Travassos (Maria Caxeira) – Caxeira tradicional, realiza a festa do divino há 28 anos

Euzamar Medeiros – Historiador e Carnavalesco

“Esta medalha representa o reconhecimento da luta de todos os homenageados quer seja pela cultura popular ou pelo combate ao preconceito e ao racismo, estamos muito felizes em poder reconhecer a contribuição de cada um.”, disse Valmir Trindade, gestor da Casa de Cultura Engenho Central de Pindaré Mirim. JOÃO SEREJO DA CRUZ

João Cruz nasceu em 05  de Abril de 1946, no município de Monção-MA. Teve sua ligação com o bumba meu boi desde  sua infância, foi para Pindaré na década de 60,onde atuou em escolas de samba, e principalmente em várias turmas de bumba meu boi, gravou um CD nos anos 90 o que lhe rendeu fama e notoriedade no cenário cultural Maranhense.

João Cruz faleceu no dia 09 de junho de 2015. Ele foi encontrado desmaiado por familiares na própria casa em Pindaré Mirim, no dia 25 de maio do mesmo ano. Ele chegou a ser transferido para o Hospital Socorrão em São Luís, por lá ficou internado na UTI e não resistiu.

EM JUNHO HOUVE TRIBUTO AO MESTRE

Um dia de homenagens ao ilustre mestre de Bumba Meu Boi de Pindaré João Cruz, assim foi definida a primeira edição do tributo ao mestre João Cruz que aconteceu na tarde e noite de sexta-feira, dia 7 de junho, no auditório do Engenho central de Pindaré Mirim. O evento foi idealizado pelo coletivo de ativistas culturais e de associações de Bumba meu Boi de Pindaré Mirim e coordenado pelo professor Valmir Trindade.

Passaram pelo palco cantadores e cantadores de Toadas de bumba-meu-boi sotaque de Pindaré, o sambista Xará da Barreirinha, o poeta Paulo Rodrigues, os cantores Elys e Jessé, Jojoh Fersan e muitos outros artistas que renderam homenagem ao mestre João Cruz e cantaram suas toadas. Para encerrar o evento a comunidade assistiu a apresentação do Boi Milagroso do Pindaré (última turma na qual o mestre João Cruz integrou) na Praça São Pedro. Para a organização o resultado foi muito positivo, o evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Vasconcelos e do Colégio Atuação de Santa Inês. (Fonte e fotos do Portal Pindaré)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 30/11/2019

Visitas: 681

Palavras-chave: DEPARTAMENTO DE IGUALDADE RACIAL HOMENAGEIA PINDAREENSES COM A ENTREGA DA MEDALHA JOÃO CRUZ

Fonte: Fonte e fotos do Portal Pindaré

Big Systems
5545719 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 13 do mês 12 de 2019