• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Projeto de capacitação profissional vai beneficiar famílias inseridas nos programas sociais do Governo

Projeto de capacitação profissional vai beneficiar famílias inseridas nos programas sociais do Governo

Com a proposta de promover capacitação profissional aos beneficiários dos programas habitacionais do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), foi lançado na segunda-feira (2), no bairro da Vila Palmeira, em São Luís,  o projeto de Geração de Emprego e Renda. Promovido pela Secid, a iniciativa visa oferecer por meio de cursos e oficinas, oportunidades de inclusão social das chefes e dos chefes de famílias, assim como jovens, no mercado de trabalho.

MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

De acordo com o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secid, Kleber Gomes, a ação visa fazer com que a moradia ou a melhoria habitacional recebida pelas famílias através dos programas cumpra sua função social, e a política pública de desenvolvimento urbano seja eficaz no seu objetivo principal: melhoria da qualidade de vida da população. Ele destaca ainda que foram realizadas diversas reuniões com a comunidade para definir os locais e as áreas de atuação. Ao todo, serão promovidos  oito capacitações, que são: culinária, manicure, maquiagem, cabeleireiro, corte costura, eletricista, refrigeração e artesanato. “As ações de capacitação começaram nos bairro da Vila Palmeira e Cema  Detran, devido a equipe de técnicos da Secid estarem no local, realizando o processo de cadastramento para fins de regularização fundiária. Sendo assim, inicialmente serão ministrados os cursos de culinária, manicure e maquiagem no bairro, beneficiando cerca de 130 pessoas”.

Para Eliane Costa e Silva, 39 anos, que se inscreveu no curso de maquiagem, disse que é uma oportunidade maravilhosa. “Já trabalhava como manicure e, agora, com a capacitação em maquiagem, vou adquirir mais conhecimento no segmento que atuo e aumentar a minha renda. Vou me dedicar ao máximo, e reconheço que é uma ação de grande importância e de inclusão social”, falou, entusiasmada.

Já a Joice Pereira Furtado optou em fazer o curso de culinária. Ela relatou que adora cozinhar e já faz algumas encomendas para amigos e parentes. “Com o curso, vou me aperfeiçoar e aprender várias técnicas e tendências de mercado. Agradeço essa oportunidade que chegou em boa hora, e o que mais gostei é que é gratuito e perto de casa!”, afirmou. Nessa primeira etapa, os cursos serão realizados no período da manhã e tarde. O curso de maquiagem e culinária será promovido no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua da Felicidade, Cema Detran; e na Igreja Nossa Senhora da Vitória, na rua Nossa Senhora da Vitória, Vila Palmeira, será ministrada uma turma de maquiagem, uma manicure e duas de culinária. O projeto Geração de Emprego e Renda é voltado para os beneficiários dos programas sociais da Secid, que são: Regularização Fundiária, Cheque Minha Casa e Revitalização de Equipamentos Urbanos.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 04/12/2019

Visitas: 114

Palavras-chave: Projeto de capacitação profissional vai beneficiar famílias inseridas nos programas sociais do Governo

Fonte:

Big Systems
7377869 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 09 de 2020