• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - BURITICUPU JÁ TEM SUA ACADEMIA DE LETRAS FUNDADA NO ÚLTIMO SÁBADO (04)

BURITICUPU JÁ TEM SUA ACADEMIA DE LETRAS FUNDADA NO ÚLTIMO SÁBADO (04)

Confirmando a História e fortalecendo sua tradição de terra das Letras, o Maranhão entra o novo ano com duas novas academias literárias: dia 4 foi criada a academia de Rosário e, um dia antes, a Academia de Letras de Buriticupu, município maranhense a 413 km da capital do Estado, São Luís. A criação da Academia de Letras de Buriticupu (ALB) deu-se em reunião de assembleia geral realizada sexta-feira, 3 de janeiro, às 19h30, na Rua da Liberdade, nº 20, em imóvel com salão e outras dependências, o qual, por cessão sem ônus, passa a ser a sede da entidade.

APROVAÇÃO DO ESTATUTO

Escritores, na maioria professores e servidores públicos, com a presença de convidados, além da fundação da ALB, aprovaram o Estatuto da Academia, de conformidade com o Código Civil, lei federal que regulamenta a criação e existência de entidades do gênero, e elegeram a primeira diretoria, em chapa de consenso, imediatamente empossada, com mandato de dois anos, até 3 de janeiro de 2022. A assembleia geral foi presidida por Isaías Neres Aguiar e, na secretaria, a professora Aldeane Mello Cavalcante Oliveira Leite, graduada em Letras.

CONSTITUIÇÃO DA 1ª DIRETORIA

A primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente – Isaías Neres Cardoso Aguiar, professor, servidor público, escritor, com 13 livros publicados, inclusive sobre a história de Buriticupu; Vice-Presidente – Ariel Costa Primo, professor, escritor, empresário do segmento de Educação Superior; Diretor Administrativo – Jaílson Soares Teixeira, secretário municipal de Administração, escritor, que lançará livro em 8 de março; Diretora Financeira – Betel Santana Rodrigues, professora, ex-secretária municipal de Educação e atual secretária municipal de Assistência Social; Diretor Adjunto – Lourival de Oliveira Santos, professor e escritor.

SONHO VIRA REALIDADE

A criação da Academia de Letras de Buriticupu era assunto recorrente, que vinha sendo tratado há anos pelo professor e escritor Isaías Neres Cardoso Aguiar e o jornalista, escritor e consultor Edmilson Sanches, que fundou e presidiu a Academia Imperatrizense de Letras e colaborou para a fundação e instalação de diversas entidades culturais e classistas maranhenses, entre elas as academias de letras de Açailândia, Caxias, João Lisboa, Santa Inês e São João do Sóter. Sanches é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão, da Sociedade de Cultura Latina, da União Brasileira de Escritores e membro correspondente da Academia de Letras de Rondon do Pará e Região. Na reunião, Edmilson Sanches foi presenteado pelo escritor Miguel Alves Pereira com um exemplar autografado de seu livro de memórias “O Peregrino que Venceu”.

Antes da assembleia de criação da Academia de Buriticupu, Isaías Aguiar e Edmilson Sanches visitaram o Cartório do Ofício Único do município, onde foram recebidos, apresentaram a minuta dos documentos de criação (edital, estatuto, ata) e obtiveram a confirmação de que a documentação estava correta.

CRESCIMENTO DE BURITICUPU

Segundo o consultor Edmilson Sanches, o município de Buriticupu é um dos que mais crescem no Estado, mesmo em tempos de crise. Os números mais recentes, divulgados pelo IBGE, mostram que a economia buriticupuense totaliza praticamente meio bilhão de reais no ano (2017). Buriticupu era distrito de Santa Luzia até ser oficialmente criado pela Lei Estadual n.º 6.162, de 10/11/1994 e instalado a partir de 1º de janeiro de 1997. Tem 2.544 quilômetros quadrados e mais de 72 mil habitantes.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 07/01/2020

Visitas: 63

Palavras-chave: BURITICUPU JÁ TEM SUA ACADEMIA DE LETRAS FUNDADA NO ÚLTIMO SÁBADO (04)

Fonte:

Big Systems
6125569 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 30 do mês 03 de 2020