• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Criando camaleão em casa TENHO UM CAMALEÃO QUE CANTA

Criando camaleão em casa TENHO UM CAMALEÃO QUE CANTA

Houve um tempo em que, menino, eu sabia caçar lagartos. Terminei criando "camaleão".

Pois é: eu não tinha medo de répteis do tipo calangos, carambolos, teiús, tijubinas, camaleões. Verdes, amarelos, arco-irisados, multicores ou cinzentos, todos atraíram minha atenção criança.

De todos esses lagartos, só um falava. Melhor, cantava. Era o "camaleão" inglês David Bowie. Esse "camaleão" completou ontem, quinta-feira, 10/01/2020, quatro anos de morte. Faleceu em Nova York (EUA), em 10/01/2016, dois dias depois de completar 69 anos. (David Bowie era o nome artístico de David Robert Jones. Ele nasceu em Londres, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1947. Era chamado de "Camaleão do Rock" por sua capacidade de renovação da própria imagem.)

*

David Bowie deixou o mundo para permanecer na Música.

Em casa, em minha discoteca, ao lado dos discos do xará David Gilmour (ex-Pink Floyd), estão três raros, velhos mas bem conservados LPs ("long-playings") do "camaleão" David Bowie, que ouço com alguma regularidade. De "Changes Two Bowie", de 1981, pregou-me na memória a música "Ashes to Ashes".

 

Com "Let"s Dance" o inglês atravessou seu próprio Rubicão, ingressando em novo momento musical. Dentro do álbum deste meu LP encontrei  -- por mim colocada há duas décadas -- uma página da "Folha de S. Paulo" de 27/10/1997, quando Bowie se apresentava pela segunda vez ao público brasileiro. Título da reportagem: "Sou contemporâneo do meu tempo", diz Bowie". O disco estourou em vendas e em prêmios. As músicas "China Girl" e "Modern Love", como se diz hoje, "bombaram".

 

Por fim, no meu trio de "long-playings" de Bowie, está "Absolute Beginners", trilha sonora que o inglês fez para um filme de mesmo nome. O álbum é de 1986.

 

Pois é. Há um camaleão na minha casa.

 

E ele (en)canta.

 

EDMILSON SANCHES.

[email protected]

 

Ilustrações: capas dos LPs "Changes Two Bowie" (1981), "Let"s Dance" (1983 e "Absolute Beginners" (1986), do cantor inglês David Bowie.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 14/01/2020

Visitas: 44

Palavras-chave: Criando camaleão em casa TENHO UM CAMALEÃO QUE CANTA

Fonte:

Big Systems
5722093 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 17 do mês 01 de 2020