• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Marcadores Cardíacos o que são e para que servem?

Marcadores Cardíacos o que são e para que servem?

Marcadores cardíacos são substâncias liberadas no sangue quando há lesão cardíaca. A medida desses marcadores é usada para diagnosticar, avaliar e monitorar pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda ou popularmente conhecido por Infarto. Seus sintomas incluem dor ou sensação de pressão no tórax, náuseas e/ou falta de ar. Estão associados a infarto do miocárdio e angina, mas podem ser observados com problemas não cardíacos. Aumento de um ou mais marcadores cardíacos pode identificar pacientes com síndrome coronariana aguda, permitindo diagnóstico e tratamento rápidos.

A síndrome coronariana aguda é causada por uma diminuição súbita da quantidade de sangue (e oxigênio) que chega ao coração. Essa diminuição, chamada isquemia, é resultado de estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias. Uma redução do suprimento de sangue para o coração pode causar angina (dor torácica). Quando o fluxo de sangue é bloqueado, pode haver morte de células musculares cardíacas, desencadeando um infarto do miocárdio e substituição das células musculares cardíacas mortas por tecido cicatricial.

Os exames de marcadores cardíacos são pedidos para detectar e avaliar a gravidade da síndrome coronariana aguda o mais cedo possível, para que comece o tratamento adequado. É importante distinguir infarto do miocárdio de angina ou outro problema, porque o tratamento e as necessidades de monitoração são diferentes. No infarto, a intervenção clínica imediata é crucial para minimizar a lesão cardíaca e complicações futuras. O laboratório Analyses foi o primeiro laboratório de Santa Inês e região a implantar  equipamentos que realizam os principais marcadores cardíacos com entrega em até 4hs após a coleta. Em geral, são feitas medidas seriadas de um ou mais marcadores, para garantir que uma elevação dos níveis não deixe de ser percebida e para avaliar a gravidade do infarto.

Apenas uns poucos marcadores são usados de rotina pelos médicos. O marcador de escolha no momento para lesão cardíaca é a troponina. Outros são menos específicos para lesão cardíaca e podem aumentar com lesão de músculos esqueléticos, doenças hepáticas e doenças renais. Existem muitos outros marcadores cardíacos sendo investigados, mas suas utilidades clínicas ainda não estão estabelecidas.

Exames laboratoriais:

Marcadores cardíacos usados no momento no diagnóstico, avaliação e monitoração de pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda:

 

Creatina quinase (CKnac ou CK)

CK-MB

Troponina

Mioglobina

 

Marcadores cardíacos adicionais, que podem ser usados para avaliar o risco de eventos cardíacos futuros (prognóstico):

 

Peptídeo natriurético cerebral (BNP e NT-proBNP)

Proteína C reativa de alta sensibilidade (PCR-HS)

 

Marcadores ultrapassados, que não são específicos para lesão cardíaca e não são mais recomendados para avaliação de pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda:

 

Aspartato aminotransferase (AST)

Desidrogenase láctica (DHL)

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post:

Data: 24/01/2020

Visitas: 145

Palavras-chave: Marcadores Cardíacos o que são e para que servem?

Fonte:

Big Systems
5867280 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 19 do mês 02 de 2020