• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - OBRAS DO IPHAN NO INSTITUTO HISTÓRICO DE CAXIAS BENEFICIARÃO CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

OBRAS DO IPHAN NO INSTITUTO HISTÓRICO DE CAXIAS BENEFICIARÃO CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Cerca de R$ 7 milhões. Vinte e quatro meses de prazo. Obras de restauração e adaptação. Espaços culturais e educativos. Teatro e cinema. Biblioteca. Auditório de quase quatrocentos lugares. Espaço para apresentação de peças, espetáculos de dança e exposições de arte (pinturas, fotografias, desenhos, esculturas). Oficinas de informática e artesanato. Áreas verdes no entorno. Praça para apresentações e manifestações ao ar livre.

Todo esse conjunto de obras físicas e as manifestações culturais e educativas que o ocuparão, além dos benefícios de ordem social, ambiental e valorização imobiliária, foram objeto da solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) a partir das 16 horas do dia 14 de janeiro passado. Participaram diretores do Instituto, à frente o presidente, Desembargador Arthur Almada Lima Filho; o Superintendente Maurício Abreu Itapary e o Coordenador Técnico Raphael Gama Pestana, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); representantes da Prefeitura Municipal, parceira institucional do projeto, e da Câmara de Vereadores, à frente o vereador Antônio Catulé, presidente; o diretor Paulo Bruzaca, da Construtora Conplac, empresa maranhense vencedora da licitação nacional, responsável pela realização de todos os serviços; representações de entidades da sociedade civil organizada e de grupos artísticos e culturais, Imprensa e demais convidados.

A ordem de serviço que autoriza o início das obras é a coroação dos esforços iniciados há cerca de oito anos, em 2012, pelo Desembargador Arthur Almada Lima Filho, que, na condição de presidente do IHGC e com apoio da diretoria e dos demais sócios, conseguiu, primeiramente, que fosse elaborado, em 2005, o projeto de reforma e adaptação do complexo ferroviário de Caxias, constituído de três grandes edificações, a estação e dois grandes galpões  -- as antigas oficinas e o armazém da Rede Ferroviária Federal S. A. Agora, após anos de demandas em vários órgãos públicos federais, estaduais e municipais, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias tem seu projeto contemplado com recursos de quase R$ 7 milhões, oriundos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal.

A solenidade teve início com o pronunciamento de abertura do presidente do IHGC, Desembargador Arthur Almada Lima Filho, e continuou com a exposição do projeto pelo superintendente Maurício Itapary e do arquiteto e coordenador técnico do IPHAN Raphael Pestana. Após a exposição técnica, falaram representações da Arte e Cultura caxienses e os sócios do IHGC professora Sílvia Carvalho, ex-secretária de Educação, e o jornalista, consultor e palestrante Edmilson Sanches, diretor do IHGC. Após, foi feita a assinatura da ordem de serviços, sob aplausos dos presentes, que participaram do coquetel servido a todos. (EDMILSON SANCHES)

ENTRE EM CONTATO

EDMILSON SANCHES

*ADMINISTRAÇÃO *DESENVOLVIMENTO  *COMUNICAÇÃO

(PALESTRAS   -  CURSOS  -  ASSESSORIA  -  CONSULTORIA)

[email protected] [email protected]

Caixa Postal 61 - CEP 65900-970 – IMPERATRIZ - MA 

ACOMPANHE EDMILSON SANCHES NO FACEBOOK

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 06/02/2020

Visitas: 41

Palavras-chave: OBRAS DO IPHAN NO INSTITUTO HISTÓRICO DE CAXIAS BENEFICIARÃO CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Fonte: EDMILSON SANCHES.

Big Systems
5896300 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 25 do mês 02 de 2020