• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Saiba mais sobre a FIBROMIALGIA

Saiba mais sobre a FIBROMIALGIA

A fibromialgia é considerada uma síndrome de amplificação dolorosa que afeta aproximadamente de 2% a 8% da população, sendo as mulheres as mais acometidas, representando cerca de 80% a 90% dos casos

Essa síndrome não possui uma causa definida, mas a literatura relata que ocorre uma inibição ineficaz do Sistema Nervoso Central que pode levar à modulação anormal dos receptores de dor, deixando-os hiperativos e com déficit analgésico, levando a um quadro de hiperalgesia generalizada, ou seja, uma intolerância ao toque por pressão na pele denominada de dor nociplástica.

A dor e a fadiga excessiva da musculatura têm um forte impacto nas atividades do dia a dia dessas pessoas. As queixas relatadas envolvem cansaço inexplicável, falta de ânimo e alterações de humor e, por isso, podem ser mal interpretadas e terem suas dores subestimadas, impactando negativamente nas relações profissionais e pessoais.

 

Alguns dos sintomas mais comuns relatados são:

 

Dores musculares e articulares;

Fadiga;

Distúrbios de sono e rigidez matinal;

Alterações de humor e depressão;

Dor de cabeça;

Dormência/queimação na pele

 

Caso possua esses sintomas, o ideal é procurar ajuda médica. A literatura científica já nos mostra critérios que, de forma clínica, avaliam a dor generalizada, a gravidade dos sintomas, as áreas do corpo acometidas e a permanência de sintomas por pelo menos 3 meses, que em conjunto determinam esse diagnóstico.

O ideal é procurar um médico reumatologista para fechar o diagnóstico e buscar a melhor forma para se ter uma qualidade de vida.

Se você descobriu agora que tem fibromialgia, fica calma, acredite no seu bairro, aqui na cidade, no estado no mundo existem mais pessoas que compreendem o que você vive. Não se feche busque os grupos de apoio.

Um ótimo grupo que tem lutado pelos direitos dos fibromialgicos é o Fibromialgia Nordeste que tem sua página no Facebook e Instagram.

Eu participo do grupo Fibromialgia Nordeste e tenho visto o quanto tem ajudando todos que necessitam de uma orientação, apoio e lutando para ter dias melhores a partir da aprovação de leis para todos os fibromialgicos.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 15/02/2020

Visitas: 103

Palavras-chave: Saiba mais sobre a FIBROMIALGIA

Fonte:

Big Systems
6145885 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 02 do mês 04 de 2020