• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - CEEB forma primeira turma no 9º ano

CEEB forma primeira turma no 9º ano

Cinco alunos foram aprovados no IFMA e 14 no IEMA

O ano de 2019 foi de conquista para o CEEB – Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo. Além de completar uma década de história, a escola filantrópica celebrou a formatura da primeira turma no 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os professores e diretores, o sentimento geral neste ano letivo que já se iniciou é de saudade e alegria: isso porque a turma que se formou em 2019 saiu da instituição e vai cursar o ensino médio em escolas de alto nível.

O CEEB foi a escola da região com o maior número de alunos aprovados de uma vez no seletivo do IEMA – Instituto Estadual do Maranhão: dos 24 alunos da turma, 14 estudantes foram aprovados no instituto. Já no IFMA – Instituto Federal do Maranhão foram  chamados cinco alunos. Os demais estudantes ingressaram no Centro de Ensino Poeta Antônio José, que também funciona em tempo integral, e na escola Neusa de Carvalho Bastos.

É importante ressaltar que os estudantes do CEEB participaram da modalidade ampla concorrência nos seletivos do IFMA e do IEMA, competindo assim com alunos de escolas privadas, filantrópicas ou comunitárias. Ambos os institutos dedicam a maior parte de suas vagas aos alunos provenientes de escolas públicas: no IEMA, por exemplo, apenas 25% das vagas são destinadas à ampla concorrência.

“É um privilégio ter acompanhado a vida desses meninos e meninas que hoje saem do CEEB para alcançar novos voos. Estamos com saudades, mas muito orgulhosos de suas conquistas”, relata a coordenadora do Ensino Fundamental Aldinea de Pereira Gomes.

Há dez anos, quando o CEEB iniciou suas atividades em Santa Inês, a escola filantrópica contava apenas com 50 estudantes na Educação Infantil. A cada ano o CEEB foi crescendo e desenvolvendo as séries para que os alunos continuassem seus estudos. “Desde o início, nossa intenção foi a de chegar ao 9º ano do Ensino Fundamental, mas começamos aos poucos. Em 2019, finalmente formamos nossa primeira turma e com enorme satisfação vemos eles bem encaminhados em seus estudos. O objetivo do CEEB é impulsionar vidas por meio da educação e, podemos dizer com muita satisfação, que essa missão está sendo cumprida!”, comemora o gestor Miguel Hadad.

 

Selecionados 50 novos alunos

O CEEB começou em 2010 com 50 alunos, uma turma de Pré I e outra do Pré II, 4 e 5 anos respectivamente. Dentre seus objetivos, o crescimento gradual de alunos x salas de aulas e a cada ano seleciona 50 novos alunos, sempre buscando atender a crianças de famílias menos favorecidas, com maior vulnerabilidade econômica e /ou social, e assim tem sido feito.

Como lembra Miguel Hadad, gestor da instituição, “a seleção de 2010 foi muito complicada, pois acreditar em um projeto que oferece oportunidade a crianças carente sem querer algo em troca, não existe! Desconfiança de muitos, histórias que hoje achamos engraçadas, é um reflexo de uma sociedade que não crer no bem pelo bem”.

A seleção desses novos alunos é uma das tarefas mais árdua que tem no CEEB. Hoje a busca por uma vaga é intensa, esse ano tivemos 162 inscritos para 50 vagas disponíveis e certamente muito outros estão dentro dos critérios, mas por conta das vagas limitadas acabam não sendo chamados.

Todos os anos aperfeiçoamos o processo de seleção para sermos o mais justo possível e evitar as tantas tentativas de informações manipuladas em busca de uma vaga, como de fato acontece, pessoas que não se enquadram nos critérios sociais, buscam burlar as informações.

Esse ano de 2020 chegamos ao ápice do projeto, 22 salas de aulas, duas salas por série,  do Pré I do ensino infantil ao 9º ano ensino fundamental.

CEEB é uma escola filantrópica, 100% gratuita, em tempo integral, dois professores por sala de aula com 25 alunos, música, inglês, informática, educação física, laboratórios de ciência, serviço de psicopedagogia, três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde), projetos e oficinas diversas, trabalho integrado com a família, oferecendo a possibilidade de resgate da cidadania, formando pessoas que buscam os valores humanos e principalmente formando seres pensantes com a possibilidade de fazer a mudança gradual de nossa sociedade. CEEB resgatando dignidade através da educação.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 19/02/2020

Visitas: 234

Palavras-chave: CEEB forma primeira turma no 9º ano

Fonte:

Big Systems
6169393 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 09 do mês 04 de 2020