• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - O MARAVILHOSO EM PEDRO FILHO

O MARAVILHOSO EM PEDRO FILHO

O maravilhoso é aquele acontecimento literário que não encontra explicação em nenhum ramo do saber, isto é, as ciências de maneira geral não conseguem explicá-lo. Só pode mesmo acontecer na linguagem ‘erguida’ do texto literário.

Pedro Filho (mestre inesquecível) sempre nos surpreendia e encantava-nos com o fantástico de suas histórias. Certa vez, um desafeto dele o surpreendeu - depois de longa discussão - com um soco no rosto provocando um grande hematoma na região ocular.

No dia seguinte, estávamos eu e dois confrades (sabedores do ocorrido), invocando os deuses da orgia no saudoso bar da Eliete quando o mestre impoluto chega. Um dos confrades levanta-se atordoado e lança a isca.

- O que foi isso, Pedro Filho?

- Meus filhos, eu nem vou contar.

Conta. Pedimos todos ao mesmo tempo, com muito cuidado (com ele era preciso).

- Ah! Eu não vou contar, porque sei que vocês não vão acreditar.

Conta. Pediu carinhosamente, o confrade atordoado.

 

- Descia eu e o Luís Henrique na Rua das Cajazeiras. Eu no varão da bicicleta. Escutem bem! Estávamos em frente à casa da professora Ana Cristina, quando do nada, atravessa no meio do nosso caminho uma porca.

- Uma porca?

- Sim! Filhos, uma porca enorme. Uma porca maior que o jumento do Manoel Velho. O Luís foi para direita e a porca também foi para direita. Ele voltou-nos para esquerda, com a mesma velocidade, ela nos acompanhou. Eu prevendo o acidente pedi a ele que centralizasse nosso veículo no meio da rua.

O que aconteceu nesse momento, Pedro? Provocou o atordoado.

- Ora, a porca foi para o meio da rua. Não tinha mais solução. Nos embolamos eu, Luís Henrique e a porca. A porca, Luís Henrique e eu. No final daquele ‘vale tudo’ ninguém sabia quem era quem. Vejam esse carvão em meu olho. Foi tudo que me restou. Pode uma coisa dessas! Pode!

 

 

TEXTO: PAULO RODRIGUES – Professor de literatura, poeta, escritor e autor de O Abrigo de Orfeu (Editora Penalux, 2017); Escombros de Ninguém (Editora Penalux, 2018) e membro da Academia Poética Brasileira. 

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 14/03/2020

Visitas: 84

Palavras-chave: O MARAVILHOSO EM PEDRO FILHO

Fonte: PAULO RODRIGUES

Big Systems
6145867 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 02 do mês 04 de 2020