• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - MACRORREGIONAL É TRANSFORMADO EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA O COVID19 EM SANTA INÊS E NA REGIÃO

MACRORREGIONAL É TRANSFORMADO EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA O COVID19 EM SANTA INÊS E NA REGIÃO

Desde a última  quarta-feira (13) que celebrou-se um acordo entre a Prefeitura Municipal de Santa Inês e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo de transformar  o Hospital Macrorregional de Santa Inês, que é do Governo do Estado do Maranhão,  em um hospital de referência para o combate  ao  covid19, o coronavírus não só em  Santa Inês como também na região. A decisão foi tomada depois que uma equipe da Secretaria Estadual e Saúde esteve na cidade, analisando a situação do crescimento dos números de pessoas contaminadas com o virus, bem como os crescentes números de casos notificados agora já passam dos 1.330, números mais do que assustadores, e segundo um especialista no assunto, esses números vão subir rapidamente e é urgente a necessidade de um hospital com ao menos 10 ou mais leitos de UTI para receber os doentes mais graves do coronavírus, além de leitos de enfermarias em condições de atendimento imediato. Ao final de várias reuniões feitas naquele dia com as autoridades de saúde estadual, aqui e em São Luís, e as autoridades de saúde municipal, a decisão foi tomada, atendendo assim também os apelos da prefeita Vianey Bringel, que sensível ao que está acontecendo e ainda ao que pode acontecer, recorreu a uma solução junto ao Governo do Estado.

OPÇÕES

Na oportunidade algumas opções até foram estudadas,  tanto como usar para tal o Hospital Estadual de Monção que tem 50 leitos; ou montar aqui um hospital de campanha. No primeiro caso, a informação de que o Hospital de Monção está praticamente desativado e que para prepará-lo, para transformá-lo em um hospital de referência para o tratamento do covid19, ia demorar muito e “não há tempo a perder, os casos de prováveis mortes em Santa Inês, não podem esperar”, disse ao AGORA um dos entes importantes na decisão tomada. O mesmo, ao ser questionado sobre a instalação de um Hospital de Campanha, também declinou da ideia, dizendo que isso levaria no mínimo, uns 15 ou 20 dias para ser montado e ainda haveria o problema da falta de equipamentos que não se encontra para comprar. Também questionado pela reportagem do AGORA na tarde de quarta-feira, sobre a transformação do Macro em Hospital de Referência para o tratamento do coronavírus na região, o deputado federal  Márcio Jerry, um dos braços direitos de Flávio Dino, entrou em embate com a editoria do AGORA, e disse que não havia solução alguma melhor do que essa no momento, visto que a Prefeitura não teria condições de sozinha assumir essa responsabilidade, e que outros hospitais Macros, como de Pinheiro e Imperatriz, também estão seguindo para o mesmo caminho; transformar-se em hospitais de referência para tratamento da doença. A conversa via WhatsApp  com o deputado Márcio Jerry demorou alguns minutos, ele insistia na ideia, e disse a certa altura: “as pessoas no geral subestimam, os empresários gritam e esculhambam, muitas autoridades ficam na negligência....temos que evitar mortes....salvar vidas”.  O AGORA também ouviu uma terceira pessoa que conhece de perto a situação e o Macrorregional, é medico. Ela também concordou na mudança, e até disse que lá atrás, já havia pensado nisso, e que esta é no momento a medida acertada a ser tomada. 

VIANEY BRINGEL

No começo da noite do dia 13, a prefeita Vianey Bringel publicou em uma rede social, um agradecimento ao governador Flávio Dino, por ter tomado essa decisão, disse ela:  “Agradeço ao Governador Flávio Dino e ao Secretário de Saúde Carlos Lula pela reorganização da rede de saúde da Regional de Santa Inês, que determinou  o Hospital Macrorregional Tomaz Martins como referência para Covid-19, aumentando assim o número de leitos de UTI para dar  assistência de alta complexidade aos 13 municípios que compõem a Regional de Saúde de Santa Inês. Sabemos das dificuldades enfrentados por todos nós gestores, profissionais de todas as categorias envolvidas diretamente e indiretamente com a COVID-19, que vai possibilitar mais assistência a nossa população. MUITO OBRIGADO GOVERNADOR E SECRETA?RIO CARLOS LULA, e desculpe as solicitações, mas  é no município que as coisas acontecem”.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 16/05/2020

Visitas: 155

Palavras-chave: MACRORREGIONAL É TRANSFORMADO EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA O COVID19 EM SANTA INÊS E NA REGIÃO

Fonte:

Big Systems
6468102 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 02 do mês 06 de 2020