70% dos casos contaminados com o coronavírus em Santa Inês ainda estão ativos, segundo números, foram notificados até ontem, 5918 casos
A Secretaria Municipal de Saúde alterou a maneira de divulgar os números da Covid19/Coronavírus no Boletim Epidemiológico de todos os dias, a partir de domingo, 14 de junho. O que possibilita uma leitura a princípio, menos “tóxica”, ou que não venha colocar em pânico quem estiver fazendo a leitura dos boletins. Os primeiros números que aparecem agora, dizem respeito aos casos que foram contaminados, e que ainda permanecem ativos, ou sob cuidados médicos, acompanhamento etc. Foi assim domingo, segunda e o de ontem, terça-feira (16), cujo BE divulgamos nesta edição de quarta-feira 17 de junho. E neste caso o BE de ontem informa que dos 3.129 casos positivados (contaminados) com o coronavírus em Santa Inês até ontem, apenas 2.159 estavam ATIVOS, ou ainda 70% dos casos contaminados com o coronavírus, sendo que destes, 2.116 estão em Isolamento Domiciliar e 43 estão internados, o restante para completar o número de contaminados (3.129), 913 foram para a coluna de RECUPERADOS ou algo em torno de 28%, e 56 foram a ÓBITOS.
DESCARTADOS
O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde informa também que 2.790 casos foram DESCARTADOS, o que representa algo em torno de 45% dos casos NOTIFICADOS que foram no total, 5.918 até ontem, terça-feira (14). A secretaria informa que todos os casos de pessoas ainda monitoradas pela equipe de Vigilância Epidemiológica, são orientadas a ficar em Isolamento Domiciliar por pelo menos 21 dias.
OUTROS NÚMEROS
Do total de casos confirmados no município de Santa Inês, 1.853 são mulheres e 1.275, homens, a maior parte está na sede do município (cidade) com 2.869 casos, e na Zona Rural com 259 casos registrados. Com relação às faixas etárias dos contaminados, aumentam os números, mas esses seguem a maioria estando entre as faixas de jovens, adultos e idade média. Ou seja; de 20 a 49 anos estão concentrados 1.818 casos. De 0 a 19 anos 251, de 50 a 59, 434 casos, de 60 a 69 anos 314 notificados positivos, e acima de 70 anos, 253.
NÚMEROS AINDA PREOCUPANTES
Apesar de se saber que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês estão fazendo o que é possível para o achatamento da curva do coronavírus, não custa lembrar à população que os números só crescem, tanto de contaminados como o de óbitos, e isso é muito preocupante. Para se ter uma ideia, enquanto Santa Inês contabiliza 3.129 casos confirmados, para uma população de pouco mais de 90 mil habitantes, o município de Imperatriz, com três ou mais vezes a população de Santa Inês, fechou a mesma terça-feira, dia 16, com 3.241 casos confirmados no acumulado, ou seja, apenas 112 casos a mais do que Santa Inês, e apenas 490 ainda estão ativos, apesar de 162 óbitos, mas 2.589 foram recuperados. Enquanto aqui, de 3.129 casos confirmados, 2.159 ainda seguem ativos.
TERCEIRO LUGAR NO ESTADO
Com a contabilidades destes números reais, Santa Inês segue na terceira posição dentre os 217 municípios maranhenses com mais casos confirmados de coronavírus e mortes, só perdendo para São Luís e Imperatriz. E esses números não são nada agradáveis para Santa Inês, e mais, em continuando assim, não nos assustemos se a Justiça decretar um lockdown na cidade. É preciso que todos os que estão desrespeitando as normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades responsáveis pelas normas e decretos editados, pensem duas e até 10 vezes antes de por os pés na rua sem compromisso, ou virar um copo de bebida alcoólica pelas esquinas ou fundos de quintais, chácaras ou outros locais de lazer. (Da Redação do AGORA, com dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde).