• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês -

"NADA O COMPADECE", DIZ AUTOR DA AÇÃO QUE OBRIGA BOLSONARO A USAR MÁSCARA

O advogado e militante dos direitos humanos Victor Mendonça Neiva é o autor da ação que obriga Jair Bolsonaro a usar máscara em locais públicos. Neiva já é um conhecido desse governo. Ele integrou a Comissão de Anistia, como representante dos familiares de vítimas da ditadura, mas deixou o colegiado após uma ação do Ministério dos Direitos Humanos. O advogado era minoria na comissão, que, na grande maioria dos casos, rejeitou a concessão de indenização de anistia. Neiva recorre no STJ para retornar ao colegiado.

A liminar obtida por Mendonça atinge também o governo do Distrito Federal, obrigado a fiscalizar o uso efetivo da máscara em toda população e aplicar a multa de R$ 2 mil contra quem descumprir a decisão.

Ao Radar, Neiva comentou o que o motivo a entrar com a ação. Para ele, se trata de um “ato cívico”.

“A insistência dele em dar mau exemplo e privilegiar economias a vidas é tenebrosa e é seguramente determinante de sermos a maior vergonha global no tratamento da pandemia. Um de meus professores, Marcelo Lavenère, ex presidente da OAB que entregou o pedido de impeachment do Collor, ficou meses na UTI lutando entre a vida e a morte contra essa doença. Todos os dias vemos histórias assim e nada compadece esse homem que se esforça em destruir qualquer traço de humanidade em seu caráter”, disse Neiva.

Na sua decisão, o juiz Renato Borelli, da Justiça Federal,  decidiu “impor ao réu Jair Messias Bolsonaro a obrigatoriedade de utilizar máscara facial de proteção, em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços do Distrito Federal, sob pena de cominação de multa diária, que desde já fixo em R$2.000,00 (dois mil reais)”. Neiva atuou em alguns casos de perseguidos políticos, como do cartunista Ziraldo.( Por Evandro Éboli/Veja)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 24/06/2020

Visitas: 749

Palavras-chave: "NADA O COMPADECE", DIZ AUTOR DA AÇÃO QUE OBRIGA BOLSONARO A USAR MÁSCARA

Fonte:

Big Systems
6982378 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 08 de 2020