• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - MAIS DE 150 MUNICÍPIOS JÁ INSERIRAM DADOS NO SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO COVID-19 MARANHÃO

MAIS DE 150 MUNICÍPIOS JÁ INSERIRAM DADOS NO SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO COVID-19 MARANHÃO

Lançado no início do mês de junho, o Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão, plataforma digital criada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para reduzir as distorções entre os dados sobre o novo coronavírus publicados nos boletins municipais e o estadual, já foi utilizado por secretarias municipais de Saúde de mais de 150 cidades do estado.

De acordo com a SES, em menos de um mês o sistema já registrou mais de 13 mil pessoas cadastradas (positivos e negativos) e conta com mais de 400 usuários cadastrados na plataforma.

O objetivo do Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão é diminuir a subnotificação da doença no Maranhão.

Estudo inicial do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, aponta que de cada sete pessoas com Covid-19, apenas uma sabe que está ou esteve infectada.

“Nos aproximando ainda mais da realidade de cada município, vamos aperfeiçoar as nossas ações e estratégias de enfrentamento à pandemia”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

COMO FUNCIONA

Para alimentar a plataforma, cada secretaria municipal deverá selecionar técnicos para atuarem de forma exclusiva no trabalho. Para entrar no sistema, o servidor de saúde precisa fazer login colocando CPF e senha cadastrados.

Após fazer o login, o servidor municipal deverá clicar na opção “Notificação” para realizar buscas, exportar documentos e inserir novos dados que depois serão coletados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Entre os dados e as informações que devem ser fornecidas pelos municípios, estão ficha do paciente, endereço, particularidades clínicas, anexos e observações sobre o quadro de saúde do paciente. Os detalhes inseridos permanecerão “Em análise” enquanto o CIEVS estiver apreciando as informações, que poderão ser corrigidas pelo município em caso de inconsistências.

A notificação só será marcada como “Aceita” após todos os pontos serem preenchidos e confirmados.

“Com o sistema, Governo e prefeituras podem alinhar ainda mais as suas ações, tornando-o uma importante ferramenta de inteligência no combate ao vírus”, explica João Cunha, coordenador do ConectaSUS, suporte tecnológico e informativo do Governo do Maranhão que monitora todas as informações em Saúde.

Por meio de webconferências, a SES já realizou capacitação sobre a utilização do Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão para os 217 municípios, 19 Regiões de Saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 27/06/2020

Visitas: 72

Palavras-chave: MAIS DE 150 MUNICÍPIOS JÁ INSERIRAM DADOS NO SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO COVID-19 MARANHÃO

Fonte:

Big Systems
6967182 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 11 do mês 08 de 2020