A 9ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Santa Inês tem recebido muitas denúncias com relação a queimadas às margens das BR,s que este ato tem causado transtornos e vários acidentes para a população. É necessário afirmar que queimada é crime ambiental e há uma punição para esses atuantes, os mesmos podem ser denunciados tanto pelo corpo de bombeiros, Polícia Militar ou Polícia Civil.
A major Erica Lindoso afirmou que a queimada pode ser feita de maneira programada. “a pessoa tem que fazer aquela queimada controlada, mas, em áreas residências esse ano se torna impossível fazer queimadas e a nossa orientação é que entrem em contato com a Secretaria Municipal, tanto de Meio Ambiente, quanto de Saneamento para a limpeza e a retirada do material, isso pode ser feito com data marcada com as secretarias municipais, não só daqui do município de Santa Inês, como também de outros municípios, que é importantíssimo isso para evitar que essas queimadas sejam feitas dentro de áreas residenciais, porque a fumaça está prejudicando idosos, crianças que tem problemas respiratórios e principalmente agora nessa época de pandemia, as pessoas acometidas da Covid-19”, afirmou a mesma.
Por este motivo foi aberto a campanha “Maranhão sem queimadas”. No primeiro dia, na última segunda-feira 29, foi realizado uma live oficial com o Coronel Célio Roberto, e foi discutido assuntos bastantes relevantes sobre a proibição de queimadas em áreas residenciais no período de pandemia. Durante toda a semana serão discutidos assuntos relevantes e temas diferenciados com outros participantes da companhia.