• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - ESCLARECIMENTO E NOTA DE REPÚDIO

ESCLARECIMENTO E NOTA DE REPÚDIO

A ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E ESCRITORAS DO BRASIL é uma instituição que tem 50 anos de atuação. Hoje, a AJEB mantém Coordenadorias em vários estados do país com a finalidade de estimular a união dessas jornalistas e escritoras, fomentando a harmonia nacional e internacional; promovendo o intercâmbio de conhecimentos, ideias, experiências, amizade e respeito entre suas associadas e com associações congêneres; incentivando o aperfeiçoamento profissional de suas associadas, através da participação em cursos, seminários e encontros culturais, sob o lema: “A perenidade do pensamento pela palavra". 

Durante muito tempo, as escritoras ocuparam um lugar precário e insuficiente, com suas obras sob permanente descrédito, classificadas frequentemente como algo menor. Hoje, assiste-se a várias iniciativas que visam à valorização, ao incentivo e ao fortalecimento da produção cultural de mulheres. A partir da década de 1970, a “marcha” que fez aflorar vontades e desejos acumulados no imaginário feminino acelerou. O século XX despediu-se com muitas mudanças de comportamento de gênero, por meio das transformações decorrentes da trajetória da mulher. Essas transformações vêm atingindo também os homens, que precisam se ajustar à nova paisagem social redesenhada pela mão feminina. Espera-se que o olhar masculino seja menos egocêntrico e menos autorreferente. Pois, embora esses movimentos tenham se intensificado na atualidade, nossa história ainda registra várias ações empreendidas por autoras a fim de combater a desqualificação de suas criações.

Nos últimos dias, testemunharam-se manifestações comportamentais graves no campo literário que precisam ser debatidas no que diz respeito às questões de gêneros e ao direito de cada uma de escrever. 

         Para a tristeza de muitas escritoras e outras pessoas, várias mulheres que compõem a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Maranhão vêm sofrendo ataques misóginos, mansplanning, manterrupting, manifestações nocivas e retrógadas por parte de um determinado cidadão que se autodenomina escritor, poeta, crítico literário e detentor do todo conhecimento teórico-literário.  Na mente desse cidadão imperam resquícios de um pensamento opressor que insiste em barrar o processo de construção identitária da mulher. Ser que ainda pensa que feminismo é o contrário de machismo. Pois é incapaz de entender que o feminismo  busca construir condições de igualdade entre os gêneros, enquanto que o machismo é o comportamento que coloca o homem em posição de superioridade com relação à mulher. A mulher não quer tomar o lugar dos homens, mas estar ao seu lado, contribuindo para o desenvolvimento de nossa nação.  Depois de anos de opressão e submissão ao controle masculino, que se fundamentam desde os primórdios, as mulheres, à custa de muita luta – interna, vêm conquistando seus espaços e construindo diálogos!

         Atenta a tal constatação, a ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS E ESCRITORAS DO BRASIL, COORDENADORIA MARANHÃO manifesta total repúdio a este comportamento de violência verbal, psicológica e simbólica, para não permitir que este acontecimento passe apenas como mais um triste fato no meio literário. Na expectativa de uma construção literária dialética e solidária, reitera-se que a luta feminista pela igualdade e a criação dessa cultura não é algo idealista, e sim necessário!

 

Ana Elizandra Ribeiro

Adriana Bezerra

Ahtange Fereira

Anely (Kalil) Guimarães

Carla Sílvia

Dilercy Adler

Eliane Araújo Morais

Frahm Torres

Fátima Stella 

Francisca Batista

Gorete Pereira

Janayna Ricoly

Inês Pereira Maciel

Linda Barros

Luiza Cantanhêde

Heloisa Sousa

Francinete Torres do Vale Rocha

Gorete Pereira

Jucey Santos de Santana

Maria do Perpétuo Socorro de Azevedo Veras

Patrícia Danielle

Regilane Barbosa Maceno

Silvana Meneses

Wanda Cristina da Cunha Silva

Sharlene Serra

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 01/07/2020

Visitas: 61

Palavras-chave: ESCLARECIMENTO E NOTA DE REPÚDIO

Fonte:

Big Systems
6925730 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 05 do mês 08 de 2020