• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - EM AÇÃO PARA DETECÇÃO DA COVID-19 PREFEITURA REALIZA TESTES RÁPIDOS E CONSULTAS EM BAIRROS DO MUNICÍPIO

EM AÇÃO PARA DETECÇÃO DA COVID-19 PREFEITURA REALIZA TESTES RÁPIDOS E CONSULTAS EM BAIRROS DO MUNICÍPIO

Nova etapa de testagem aconteceu no último  sábado (04), na Escola Tomaz de Aquino

Preocupada com a população, a Prefeitura Municipal de Santa Inês, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no ultimo sábado (4) mais uma série de consultas e testes rápidos junto a moradores dos bairros Eurico Galvão, Nova Jerusalém, Vila Ritinha, Vila União e adjacentes.

A ação foi realizada na Escola Tomaz de Aquino, por ser um ambiente maior e arejado, e contou com a presença da Prefeita Vianey Bringel, da secretária de Saúde Micherlândia dos Santos, com a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da atenção básica.

A secretária de Saúde explicou que o trabalho é uma maneira de prevenção de contaminação e transmissibilidade, já que, o índice de procura por atendimento desses bairros, era mínima, e a ação seria para descobrir, mesmo sem sintomas, os positivos, facilitando saber onde a doença está e como ela está se comportando, possibilitando as devidas ações e precauções com a população.

Para atendimento, o paciente passava por uma triagem para separar os números de sintomáticos e assintomáticos, onde o profissional preenchia os dados pessoais em uma ficha, incluindo o número do celular para um possível contato. O paciente que era submetido a teste, esperava o resultado que era processado de dez a vinte minutos. “Se der positivo para o coronavírus, o cidadão recebia todas as orientações de cuidado e isolamento. De acordo com os sintomas, o médico prescrevia a receita e recebiam a medicação na hora” disse a secretária Micherlândia.

Ao todo, foram 91 atendimentos, sendo realizados 71 testes rápidos e 20 atendimentos para outras doenças, desses 71 exames, 23 deram positivos e 48 negativos. A secretária complementou que o teste rápido não é um diagnóstico definitivo e que as pessoas precisam continuar atentas às orientações das autoridades de saúde. “Há pessoas que são assintomáticas e podem transmitir o coronavírus. Quanto maior o nosso compromisso com as medidas de cautela, melhor.”

SANTA INÊS É UMA DAS CIDADES

QUE MAIS REALIZA TESTES NO ESTADO

Proporcionalmente, Santa Inês é um dos municípios que mais realiza testes da COVID-19. A ideia sempre foi fazer um grande monitoramento da população que contraiu o vírus. Além das pessoas contaminadas, a prefeitura está fazendo uma catalogação por gênero, idade, além de um mapeamento dos locais em que houve uma maior contaminação por parte da COVID-19.

No âmbito das ações estratégicas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura vem realizando em média 150 a 200 testes diários de COVID-19 entre os meses de abril e maio, uma média de mil exames por semana. Neste mês de junho, a média foi de 100 a 150 testes diários.

Devido ao aumento da quantidade de testes na população, é natural que o número de notificados aumente também, uma vez que mais pessoas têm acesso ao diagnóstico. Em proporção, o município tem realizado mais testes que a cidade de Imperatriz (segunda maior cidade do Maranhão). Com isso dá para ter um panorama da real situação de contaminação em Santa Inês.

Através da realização desses exames em larga escala, é possível, Além de ter a real porcentagem de cidadãos que contraíram o vírus, exercer um trabalho mais preciso no enfrentamento ao novo Coronavírus, possibilitando mais diagnósticos, um melhor tratamento e monitoramento dos pacientes.

A prefeita Vianey Bringel comentou sobre a importância da realização dos testes, graças a grandes parceiros, o município desde março, obtém ações de combate e conscientização a população. “Graças a grandes parceiros como a Vale, podemos aumentar testagem e isso é fundamental para saber o tamanho real da epidemia para que tenhamos uma tabela real da dimensão do vírus na cidade e elaborar estratégias de combate ao vírus e conscientização da população. Com esse número significativo de testes que estamos realizando podemos fazer uma espécie de raio-X da situação da contaminação no âmbito municipal. Seguimos, todos juntos, no combate à pandemia”, disse a prefeita Maria Vianey Bringel que completou: “Cabe-nos ainda esclarecer que a Prefeitura de Santa Inês tem elaborado, de forma pioneira, um plano de ações no combate ao novo Coronavírus de acordo com os Decretos do Governo do Estado!.  (DECOM)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 08/07/2020

Visitas: 128

Palavras-chave: EM AÇÃO PARA DETECÇÃO DA COVID-19 PREFEITURA REALIZA TESTES RÁPIDOS E CONSULTAS EM BAIRROS DO MUNICÍPIO

Fonte:

Big Systems
6922419 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 04 do mês 08 de 2020