• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - CUIDADOS INICIAIS COM VACINAÇÃO AO ADOTAR UM ANIMAL

CUIDADOS INICIAIS COM VACINAÇÃO AO ADOTAR UM ANIMAL

Ao adotar ou comprar um filhote, ao até mesmo um animal adulto, os cuidados iniciais como vacinação, vermifugação, cuidados de higiene, controle de ectoparasita (pulgas e carrapatos) são de extrema importância para um crescimento saudável.

A ajuda de um médico veterinário é de fundamental importância, visto que ele é o único profissional capacitado para orientar sobre o manejo do seu animalzinho. Ao escolher um profissional de sua confiança, e levar seu animal de estimação para a primeira avaliação exija sempre a realização de exames básicos como hemograma, pesquisa de hemoparasitas (doenças de carrapatos ), leishmaniose (Calazar) e Fiv/Felv no caso dos felinos.

Após a realização destes exames, pôde-se afirmar se este animal está apto ou não a imunização (vacinação ) e vermifugação.

Frágeis e desprotegidos, cães e gatos precisam de proteção sendo a vacinação uma grande aliada deixando livres de doenças como parvovirose (cambria com sangue), cinomose, leptospirose (doença do rato) leishmaniose, entre outras que podem ser fatais.

Animais com pulgas e/ou carrapatos precisam de uma avaliação mais detalhada , ou seja , uma consulta profissional, visto que, estes parasitas causam doenças graves como Babesiose, Erlichiose e nos caso dos gatos a Micoplasmose que podem levar a Óbito quando não tratadas rapidamente.

Portanto, ao adquirir um animal de estimação lembre-se que a prevenção de doenças é sempre o caminho mais fácil e eficaz.

Dra. Jorgeana Sousa

UEMA - residência em clínica e cirurgia de pequenos animais na UEMA

CRMV -MA 1757

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 18/07/2020

Visitas: 88

Palavras-chave: CUIDADOS INICIAIS COM VACINAÇÃO AO ADOTAR UM ANIMAL

Fonte: Dra. Jorgeana Sousa

Big Systems
6917977 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 04 do mês 08 de 2020