• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Há 4 anos, homenagem em São Paulo

Há 4 anos, homenagem em São Paulo

EDMILSON SANCHES DESTACA O MARANHÃO EM PRONUNCIAMENTO NO CÍRCULO MILITAR, EM SÃO PAULO

--- "[...] é com Integração e Integridade, talento e trabalho que se constrói -- ou reconstrói -- um país. Um país, no nosso caso, cujos espaços políticos estão ou são ocupados mais por gente interesseira do que por pessoas interessadas."

 

--- "O problema do Brasil não é o Governo sem dinheiro -- é o dinheiro sem governo [...]".

 

* * *

 

Em discurso na noite de 19/07/2016, no Círculo Militar de São Paulo, no bairro Ibirapuera, na capital paulista, o jornalista Edmilson Sanches destacou aspectos positivos da história do Maranhão e fez referências contundentes acerca do momento por que passa o país.

 

O discurso, de improviso (o cerimonial não aceitava texto lido), foi aplaudido entusiasticamente pelos presentes e Sanches recebeu diversos cumprimentos.

 

Para a educadora em saúde Eunice Helena Barbosa da Silva, de Fernandópolis (SP), "foi o melhor discurso da noite".

Para o advogado Reinaldo Fabrizio Campana, professor da UNICAMP (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo", "dos pronunciamentos que ouvi, foi o melhor".

 

Além dessa homenagem, Sanches foi alvo em São Paulo de outra premiação de reconhecimento por seu trabalho em prol da Educação, Conhecimento e Cultura, Orientação Vocacional, Cidadania e Desenvolvimento em diversas cidades do Maranhão e de outros estados.comenda.

 

No dia 19/07/2016, ele recebeu comenda, diploma e troféu da Associação Brasileira de Liderança (Braslíder), na categoria "Personalidade do Ano - Destaque Nacional - Mérito Social". Segundo comunicado da Associação, "Edmilson Sanches é cidadão que acrescenta à Nação; exemplo digno de ser seguido por todas as pessoas de boa-fé, honestas e de caráter voltado em prol de uma sociedade mais igualitária, justa e perfeita".

 

A seguir, alguns trechos do pronunciamento do jornalista maranhense:

 

"Esta é uma noite de Integração, de Integridade, de identidade.

 

De INTEGRAÇÃO, pelas oportunidades de encontros e reencontros, interações e inter-relações [...].

 

De INTEGRIDADE, pelo que há de eticamente positivo, economicamente produtivo e social e culturalmente significativo nas atividades que cada um de vocês, cada um de nós exercemos nas cidades de onde viemos, nos estados de onde somos.

 

De IDENTIDADE, pois é com Integração e Integridade, talento e trabalho que se constrói -- ou reconstrói -- um país. Um país, no nosso caso, cujos espaços políticos estão ou são ocupados mais por gente interesseira do que por pessoas interessadas.

 

O problema do Brasil não é o Governo sem dinheiro -- é o dinheiro sem governo, dinheiro mal administrado, desviado...

 

Integração, Integridade e identidade foi o que meu estado, o Maranhão, fez por este país.

 

Houve um tempo em que meu estado era um país à parte. O território brasileiro, durante mais de 150 anos, era dividido em Estado do Maranhão e Estado do Brasil, tal a riqueza cultural e financeira do meu estado, que chegou a emprestar dinheiro para São Paulo.

 

Também, quando todos vocês aqui, civicamente, patrioticamente, eticamente, cantavam o Hino Brasileiro, cantavam também o Maranhão, pelos versos de um maranhense no Hino Nacional.

 

Também, quando olhavam a Bandeira Nacional, todos estávamos olhando para o Maranhão, pois foi um maranhense o autor do pavilhão brasileiro.

 

É aí, no Maranhão, Senhoras e Senhores, que desenvolvo meu trabalho de falar sobre Educação e Cidadania, Ética e Desenvolvimento para mentes de pessoas que mais tarde deverão herdar nosso país.

 

Agradeço a homenagem da Associação Brasileira de Liderança.

 

Queiram receber, com afeto, o afeto que se encerra neste peito juvenil.

 

Muito obrigado."

 

*

 

Uma segunda homenagem ainda seria feita para Edmilson Sanches na capital paulista. Quatro dias depois, em 23/07/2016, no Lar Druso-Brasileiro, ele receberia o "Troféu Delicatta Personalidades 2016", por suas palestras de estímulo à Leitura, ao Conhecimento e à Cultura e por suas realizações culturais, como autor de dezenas de livros, criador, dirigente e fomentador de academias literárias e outras entidades culturais, com contínuos trabalhos em favor da Literatura.

 

Edmilson Sanches é jornalista, editor, palestrante e consultor em Gestão Pública e Empresarial. Foi o vereador mais votado de Imperatriz (2008). Presidente de Honra do Conselho Municipal de Educação de Imperatriz. Diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e das Academias de Letras dos municípios de Imperatriz, Caxias, Açailândia, Santa Inês, João Lisboa, Buriticupu e, como correspondente, da Academia de Letras de Rondon do Pará e Região e da Academia de Letras e Artes de Praia Grande (SP). É patrono de cadeira na Academia de Letras de São João do Sóter (MA). Membro da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB-MA), da União Brasileira de Escritores (UBE-MA), do Conselho Regional de Administração (CRA-MA) e do Conselho Regional de Contabilidade. Há décadas realiza para jovens e adultos palestras sobre Cidadania, Motivação, Educação, Cultura, Conhecimento e Desenvolvimento. Tem graduação em Administração Pública e em Letras. Técnico em Contabilidade, tendo sido Investigador de Cadastro e analista de balanço em instituição financeira federal. Tem pós-graduação e aperfeiçoamento em Administração e Negócios (Fortaleza-CE), Administração Pública (Brasília-DF) e Desenvolvimento Regional e Comunicação (São Paulo) e dezenas de treinamentos em Administração e Cultura, inclusive Gestão de Alto Nível. Foi diretor de Faculdade e professor/instrutor em Universidade Estadual e em escolas de Ensino Médio, SENAC, SEBRAE, Associações Comerciais e CDL. Esteve em cerca de 80 cidades de 19 Estados brasileiros, como palestrante, participante e visitante, onde também se permitiu observar e absorver experiências e situações e desenvolver ideias e reflexões. Autor da "Enciclopédia de Imperatriz" e de dezenas de livros nas áreas de Administração, Comunicação, Desenvolvimento, História e Literatura.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 22/07/2020

Visitas: 34

Palavras-chave: Há 4 anos, homenagem em São Paulo

Fonte:

Big Systems
6918030 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 04 do mês 08 de 2020