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Agora Santa Inês - OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO UNIVERSO CONSUMERISTA – COMPRAS VIRTUAIS

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO UNIVERSO CONSUMERISTA – COMPRAS VIRTUAIS

Todos nós, a nível mundial, estamos sofrendo com a velocidade da disseminação de um inimigo invisível. Mesmo com as providências governamentais que visam de alguma forma, tanto quanto possível, evitar um colapso no sistema de saúde, ameaçado pela propagação do novo Corona Vírus.

Neste cenário da crise, o consumidor se vê cheio de novas ofertas e demandas no universo virtual, onde os fornecedores amoldam-se à nova realidade, com intuito de garantir sua rentabilidade e ao mesmo tempo suprir a necessidade dos consumidores, proporcionando comodidade e rapidez em suas compras. Porém, o consumidor deve apartar-se, também, de momentos de euforia. Toda compra emana de um contrato paritário. Hoje, com o cenário de isolamento social, a lei garante a proteção dos consumidores no que diz respeito à proteção informal dos consumidores, ao direito de arrependimento e

à resolução de conflitos online dos cidadãos que realizam compras nas plataformas digitais. 

Com a preocupação sobre as relações de consumo dessa natureza, o Brasil se antecipa e implementa na Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) as soluções de conflitos online, tais como, a plataforma oficial do consumidor: consumidor.gov.br;  reclame aqui (que é um canal independente de contato entre consumidores e empresa de maneira ágil, justa e transparente, acessível e de baixo custo).

Com os impedimentos de ordem física aos bens, as compras por aplicativos cresceram mais de 30% só no primeiro mês de isolamento social. Porém, os riscos das compras online são: o roubo de dados de cartões de créditos/contas bancárias, o não recebimento dos produtos e o recebimento de produtos falsos/usados. O consumidor deverá ficar atento e possuir alguns cuidados essenciais ao formular suas compras online. O primeiro deles é, sem dúvida, desconfiar das mega promoções, evitando abrir anexos de e-mail duvidosos; em seguida, é de extrema importância pesquisar sobre a loja em que se deseja realizar a compra. Sites como Reclame Aqui podem dar indícios sobre a confiabilidade das referidas empresas. Outra precaução a se tomar, de grande relevância para compras virtuais, é observar a presença de serviço de atendimento ao consumidor, endereço e telefone. Ademais, a dica é observar se a loja virtual disponibiliza de número de CNPJ (com ele, vale a pena fazer uma pesquisa na Receita Federal). Sites confiáveis possuem um certificado de segurança (simbolizado por um cadeado na barra de endereço).

Certamente teremos consumidores que, pós pandemia, continuarão com suas compras online. O cenário mudou e, com ele, a expectativa de comodidade e conforto para aquisição de produtos; as vendas aumentaram e, com ela, a busca do lucro dentro de uma relação comercial. O importante é consumir de forma consciente e segura, evitando transformar o que seria comodidade em estresse pós compra, por parte de ambos. Diante do exposto, reafirma-se a importância de compreender melhor o momento para entender, o que de fato significa, o escopo do marketing de engajamento e atendimento personalizado em tempos de pandemia.

*Dra. Adryana Regina de Matos Guimarães Motta

Advogada

Coordenadora PROCON Santa Luzia/MA

Professora Universitária

Especialista em Direito Civil e Processo Civil

Especialista em Docência do Ensino Superior

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 29/07/2020

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Palavras-chave: OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO UNIVERSO CONSUMERISTA – COMPRAS VIRTUAIS

Fonte: Dra. Adryana Regina de Matos Guimarães Motta

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