• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - MAPA CARCERÁRIO DO CORONAVÍRUS NO MARANHÃO REVELA QUE DOENÇA VITIMOU MAIS SERVIDORES QUE DETENTOS

MAPA CARCERÁRIO DO CORONAVÍRUS NO MARANHÃO REVELA QUE DOENÇA VITIMOU MAIS SERVIDORES QUE DETENTOS

Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantém em sua página na internet um questionário da última semana [de segunda-feira, 18, a sexta-feira, 24], com dados dos impactos do novo coronavírus nos presídios maranhenses. O documento, elaborado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), relata diversas mudanças cotidianas nas unidades prisionais, e cita inclusive mortes por Covid-19. Atualmente, existem 32 presos infectados e ainda em tratamento. Um detento morreu, e outros 129 que testaram positivo já se encontram recuperados. O levantamento feito pela Seap contabilizou números da Covid-19, e informou quanto aos cuidados capazes de evitar que a doença se propague no setor carcerário maranhense. De acordo com as informações do Plano de Contingência para o novo coronavírus no Sistema Prisional do Maranhão, feito pela Seap, o estado tem mais de 11 mil pessoas presas. A última atualização do Plano de Contingência é a do dia 5 de maio de 2020, e este documento atualizado também pode ser encontrado no site da UMF.

Em relação à Covid-19 nas cadeias com população de 11 mil detentos, o questionário entregue à Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça afirma que durante toda a pandemia houve apenas o falecimento de um interno, em razão da infecção do vírus originário da China. O presidiário Carlos César Viegas estava custodiado na Unidade Prisional São Luís 4 (UPSL 4), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. Carlos recebeu atendimento hospitalar “extramuros” e não resistiu às complicações advindas da doença, pois, segundo a Seap, o preso possuía a saúde comprometida por outras comorbidades. 

NOVE SERVIDORES DA SEAP  JÁ MORRERAM DE COVID-19

Segundo o levantamento da Seap, há hoje o número de nove servidores que faleceram por Covid-19, sendo que apenas um deles testou positivo para o novo coronavírus, mas morreu por outra causa, não informada. No total, cerca de 470 servidores testaram positivo, dos quais 16 ainda estão se tratando da doença, e 444 trabalhadores já se encontram recuperados. Servidores com suspeita de Covid-19 são 48.  

Quem precisa entrar em um presídio do Maranhão pode encontrar hoje uma cabine de desinfecção e caixas de lâmpadas UVC para a esterilização de objetos. Isto significa adaptações que o sistema prisional do estado teve de fazer para passar mais segurança a quem acessa esses espaços (familiares de presos e advogados, por exemplo) e a quem trabalha neles, como os agentes penitenciários, sem contar na saúde dos próprios detentos. 

A Seap disse ter começado no dia 19 de maio de 2020, um ciclo de sanitização em todas as cadeias do Maranhão. Além disso, segundo a Secretaria, foi instalada na Portaria Unificada do Complexo São Luís uma cabine de desinfecção, que, conforme a Seap, aos poucos será inserida em todas as demais unidades prisionais. O mesmo deve ocorrer com as caixas de lâmpadas UVC. A Seap disse que o Departamento Penitenciário Nacional entrou a ela 120 frascos de álcool em gel 70%, 491 frascos de sabonete líquido, 33.390 aventais descartáveis, 9.600 máscaras de proteção tripla, 4 mil luvas de látex, e 1.500 testes rápidos para coronavírus.

A Seap informou que no manuseio de alimentos e objetos compartilhados no setor de alimentação dos presídios é obrigatório o uso de toucas, luvas e máscaras. Haveria a obrigatoriedade de higienização das mãos a cada 30 minutos, com o uso do álcool 70%.   De acordo com a pasta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem feito a entrega à Seap de medicamentos como ivermectina 6mg, a azitromicina 500 mg, dipirona 500 mg e paracetamol 750 mg.

A SES também entregou, segundo a Seap relata no questionário, cerca de 181 testes de Covid-19, que até a semana passada estariam disponíveis para uso.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Policia

Data: 01/08/2020

Visitas: 741

Palavras-chave: MAPA CARCERÁRIO DO CORONAVÍRUS NO MARANHÃO REVELA QUE DOENÇA VITIMOU MAIS SERVIDORES QUE DETENTOS

Fonte:

Big Systems
6967073 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 11 do mês 08 de 2020