• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - MARIA RECEBEU O NOME DE “THEOTÓKOS”

MARIA RECEBEU O NOME DE “THEOTÓKOS”

A palavra grega que diz exatamente “Mãe de Deus”. Mas havia os que negavam este título.

A controvérsia teológica começou com as pregações do Patriarca de Constantinopla, Nestório. Em oposição franca e direta ao Patriarca de Constantinopla levantou-se o Patriarca de Alexandria, São Cirilo. Rapidamente os partidos foram se formando e a confusão na fé da Igreja começou a instalar-se ao ponto de o papa, em comunhão com os bispos convocar o Concílio de Éfeso, no intuito de dirimir a questão. No fundo, o que estava em jogo não era tanto o papel de Maria Santíssima na História da Salvação, mas sim as duas naturezas e as duas vontades de Cristo.

 

Nesse caso, se a Igreja não se pronunciasse - e as autoridades eclesiásticas notaram isso rapidamente - o que poderia se instalar no futuro era uma confusão doutrinária a respeito da própria cristologia.

Para Nestório, Maria era só mãe do Cristo-Homem, porque lhe parecia absurdo uma criatura ser mãe do Criador. São Cirilo repudiou estas afirmações com veemência, afirmando que não podia haver dois Cristos, um homem e outro Deus, mas um só Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que por amor a nós encarnou-se no tempo.

 

Portanto, a consequência lógica das afirmações de Cirilo era de que Cristo possuía em si duas naturezas e duas vontades que coexistiam sem que uma anulasse a outra e, portanto, Maria não poderia ser Mãe de uma parte de Cristo, mas sim do Cristo todo. Por isso, não seria exagero chamá-la de “Mãe de Deus”, pois sendo Jesus a Segunda Pessoa da Trindade e, portanto Deus, Maria era sua Mãe. No Concílio, prevaleceu a interpretação de São Cirilo, que encontrava sua fonte na Tradição e nas Escrituras e a posição de Nestório foi condenada. Daí em diante, por disposição da Divina Providência a devoção e o culto a Nossa Senhora ganharam um impulso especial e seguem dando muitos frutos de conversão, realizando a profecia que Ela mesma fez: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada”(Lc.1,48).

@SantaIgrejaCatólica

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post:

Data: 05/08/2020

Visitas: 597

Palavras-chave: MARIA RECEBEU O NOME DE “THEOTÓKOS”

Fonte:

Big Systems
8026511 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 05 do mês 12 de 2020